Translate

domingo, 20 de abril de 2014

Dica 19 – mantenha sempre seu nível elevado


Pare de deixar os outros te rebaixarem ao nível deles. Recuse-se em baixar os seus padrões de qualidade para acomodar aqueles que se recusam a elevar os deles. Existem pessoas que preferem viver em baixo contexto, outras em alto contexto. No baixo contexto, nada do que se fala é confiável. Mesmo escritos, os acordos e as regras ou não valem, ou só valem para alguns. Suas ações não equivalem às suas palavras. Por isto, são pessoas cujos argumentos são mera retórica. Seus julgamentos possuem interesses, não buscam equidade. Vivem em constante estado de alerta, já que veem nas pessoas à sua volta as mesmas desconfianças que tem consciência de si própria em relação aos outros. São pessoas doentes, da mente e do espírito.
E sua doença vai além de sua moral: passam tanto tempo em guerra, que não conseguem construir nem plantar. Seu patrimônio (físico e moral) é corroído conforme o tempo os enfraquece nas constantes guerras em que se mete.
Já as pessoas que convivem em alto contexto são totalmente previsíveis e fáceis de lidar: sua palavra vale hoje e amanhã. Você sabe no que pode contar com ela. Por isso, é fácil planejar grandes coisas: sabe o rumo que quer, e suas palavras condizem com seus atos. Sua energia é toda concentrada nos seus objetivos, já que não precisa se preocupar em gastar tempo escondendo suas reais intenções. São pessoas sempre dispostas a ajudar, já que não vê no outro seu inimigo; no máximo o vê como alguém que precisa de ajuda. Em especial, não se importa que as lebres invadam às vezes sua horta: plantou tanto que sempre tem a colher muito mais do que vai precisar para si.
Por isto, não rebaixe seu nível ao baixo contexto. Por mais que você saiba que está sendo enganado, ou que não está sendo respeitado o quanto devia, mantenha seu contexto: gastará menos tempo e energia, e não destruirá o que já plantou. E ainda há a possibilidade da outra parte aprender a ser um pouco mais producente e evoluída com seu exemplo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...