Translate

sábado, 17 de maio de 2014

Pergunta 12: Se você tivesse um único conselho a dar a seu filho(a), qual seria?

Os pais, na grande maioria das vezes (digo isso porque há raríssimas exceções), querem proteger seus filhos de tudo e de todos), ao mesmo tempo em que projetam coisas que gostaria de ter feito em suas vidas e não fizeram, neles.
O grau de projeção dos desejos frustrados dos pais é inversamente proporcional à liberdade que dão aos seus filhos para que façam suas próprias escolhas na vida. Todo pai/mãe que alega querer proteger seu filho, na verdade, em maior ou menor grau, quer tentar proteger seu ego de suas próprias frustrações.
O melhor conselho que se pode dar a um filho com certeza está ligado a questões como: viver a vida em toda sua plenitude, não desistir de seus sonhos, sempre lutar pelo que acredita, ou seja, sempre a ações que promovam a expansão de sua personalidade, de seus dons, de seu ser. Todo conselho restritivo, ligado a questões de segurança, a se proteger, a acumular bens e coisas, à proteção, estão na realidade ligadas a questões pessoais dos pais, problemas mal resolvidos em suas vidas, e que consciente ou inconscientemente, estão passando a seus filhos.
O melhor meio de combater um complexo familiar, não é eliminá-lo (tarefa impossível!) e sim não deixar que passe (pelo menos com a mesma força) para as gerações seguintes. Se você passou por grandes apertos em sua vida, que não quer que seu filho(a) passe, deixe-o(a) escolher se querem viver os mesmos problemas, e a maneira que o querem fazer. O melhor jeito de viver a vida é vivendo. Se você impedir seu filho(a) disto, estará impedindo-o(a) e seus filhos e netos de viver, se desenvolver. Estará roubando-lhes a vida que você não teve (independentemente se não teve por vontade sua ou não). Este é um problema seu, e só seu. Tome consciência disto e não repasse para as gerações futuras de sua família.
Lembre-se: os barcos estão seguros nos portos, mas não foram para ficarem ancorados que eles foram criados.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...