Translate

sábado, 24 de maio de 2014

Pergunta 19: Se pudesse escolher outro lugar do mundo para viver, onde seria? E por quê?


Por mais que você não goste do lugar onde nasceu e/ou onde vive, ele faz parte de você tanto quanto você dele. Há uma parte das características do lugar que vai se impregnando em sua personalidade a cada ano que passa, sem você perceber.

É por este motivo que é muito saudável viajar e conhecer novos lugares. Isto faz um bem tremendo! E é por isso que viagens a outros países e culturas é um item muito valorizado hoje nos currículos de candidatos a trabalhar em empresas de alto nível. Cada vez que você conhece um lugar distante e/ou diferente do seu, dois choques são sentidos em sua mente: aquilo que é muito diferente e aquilo que é totalmente igual.
Ás vezes é surpreendente quando vemos em uma cultura bem distante da nossa, comportamentos, histórias e pensamentos exatamente iguais aos da nossa cultura. Isto ocorre porque somos todos seres humanos. Independentemente da cor de nossa pele, do nosso cabelo, olhos, altura, língua, somos todos irmãos, de uma forma ou de outra. Tal percepção é essencial para que percebamos que não há uma cultura melhor ou pior, uma raça superior e outra inferior; somos todos iguais por dentro, na essência, e é isto que importa. Mas mais do que falar ou escrever, viajar e estar em contato com pessoas e lugares diferentes do nosso é uma experiência que não é substituível por fotos na internet ou por um bate papo via ‘chat’ com um estrangeiro. Estar lá é algo insubstituível.
O que é diferente também tem sua importância. Nos faz perceber o quão é pequeno nosso ‘mundinho’ de vida diária, de rotina. Muitas vezes não percebemos, mas achamos que o mundo inteiro é do mesmo jeito que a esquina de nossa rua, nosso trabalho, nossa escola. Se você não se arriscar a mudar de emprego, não saberá se há lugares melhores para se trabalhar, por exemplo!
Viajar permite que você valorize mais alguns aspectos do lugar onde vive, e que geralmente não percebemos na correria do dia a dia. Também permite que você veja que há problemas que possuem solução, e que coisas que no lugar onde vive não acontecem, não parecem ser possíveis, são realidade em outras culturas, ás vezes não muito distantes da nossa.
Tudo que nos choca ou surpreende tem sua importância no desenvolvimento de nosso pensamento, porque nos tira do eixo em que estamos. Não podemos ficar eternamente parados no mesmo eixo. Até o pião uma hora pára de girar e tem que ser lançado novamente para outro giro. E quanto mais pessoas e lugares diferentes você conhecer, menor será sua inércia, maior valor você dará para as coisas certas e melhores soluções você encontrará para o que há de errado. Pense nisso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...