Translate

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Pergunta 23: O que é pior: um amigo que vai morar longe, ou perder a amizade com alguém que está próximo de você?




Invariavelmente a vida nos afastará de algumas pessoas que amamos muito. Alguns casam e vão morar longe. Outros perdem contato. Outros ainda tomam rumos totalmente diferentes do nosso, e a vida naturalmente vai distanciando-os de nós. Mas não tenha dúvida de que os bons sentimentos que temos por outras pessoas resistem eternamente dentro de nós, desde que queiramos.
Um bom amigo você reconhecerá e ficará alegre de reencontrar seja depois de um, dez ou vinte anos, quiçá uma vida inteira longe! Já os sentimentos ruins, como perder uma amizade de alguém que está ao seu lado, é mil vezes pior do que estar longe de um(a) amigo(a) querido(a). Ao contrário da saudade de alguém que você um dia poderá reencontrar, a mágoa é um sentimento que pode crescer como uma gangrena, até corroer todo seu coração. A cada dia que passa, a inimizade cresce a ponto de inviabilizar o retorno dos bons sentimentos como existiam antes. Não será nada como antes, pois uma parte de cada um já foi corroída.
Não deixe a inimizade se prolongar. Ela é como a cal que jogada sobre a terra, não deixa nada mais crescer ali. Mesmo que você prefira a distância, respeite os bons momentos já vividos: fazer as boas memórias predominar anulará os efeitos da corrosão do mau sentimento. Faça as pazes, pelo menos. Isto não o tornará nem melhor nem pior que seu amigo, mas com certeza deixará as portas abertas para o respeito, a consideração, e talvez até de uma nova forma de amizade, em outras bases. Pense nisso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...