Translate

domingo, 11 de maio de 2014

Pergunta 6: Que trabalho lhe tornaria feliz, independente do salário?

Você já parou para se perguntar que trabalho lhe realizaria como pessoa? Pois aproveite este momento e pense. Que trabalho você faria independentemente do valor do salário?
Claro que não estou pedindo para que largue seu atual emprego e se aventure em busca de antigos sonhos... não necessariamente (mas pode até ser, dependendo do quão infeliz você se encontra atualmente com seu trabalho e sua vida). Estou pedindo para que pense na essência deste trabalho: o que falta hoje em seu trabalho para que você seja feliz?
Você gostaria de estar mais próximo das pessoas que dependem do resultado de seu trabalho? Você gostaria de ver algo concreto no final do mesmo? Algo completo? Você gostaria de poder ajudar outras pessoas de alguma forma? Gostaria de ter um maior contato com a natureza, plantando e colhendo, ao invés desta vida estressante na cidade?
Há várias possibilidades de resposta. Mas a função da pergunta é sua reflexão do que lhe está impedindo de realizar este sonho de ser feliz AGORA! Será que você não está tentando arranjar uma desculpa para não encontrar esta felicidade? Ninguém disse que você deve ser feliz através do trabalho do qual obtém o sustento de sua família. O que não pode é você viver insatisfeito nele!
Há uma grande diferença entre a satisfação, a insatisfação e a não satisfação no trabalho. Um dos primeiros teóricos sobre isto foi Mintzberg, dividindo os fatores do trabalho em motivacionais e satisfacientes. Talvez seu trabalho atual seja apenas satisfaciente, ou seja: evita a insatisfação por não ter um trabalho ou uma remuneração. Isto é bom (você não gostaria de estar desempregado e sem salário, não é mesmo?). Mas você pode continuar com este trabalho satisfaciente, e procurar outro trabalho (ou mesmo uma atividade não remunerada) que lhe dê esta motivação de vida!
Gosta de ajudar outras pessoas, então procure uma associação beneficente! Gosta do contato com a natureza, mas não conseguiu ser um ‘guarda florestal’? O que lhe impede de buscar contato com a natureza nas horas vagas? Ou de fazer um curso e ser instrutor de ‘escoteiros’ nos finais de semana? Ou de trabalhar em um acampamento de crianças, em suas férias?
Nosso grande erro é partir do pressuposto (arraigado em nossa sociedade, como muitos outros pressupostos), de que temos que encontrar tudo em apenas um lugar! E em geral, não será assim! Temos a possibilidade de fazer tudo em nossa vida, e ninguém será capaz de nos impedir! Basta que queiramos!
E então, você quer ser feliz?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...