Translate

terça-feira, 13 de maio de 2014

Pergunta 8: Se você vivesse apenas até os 40 anos, viveria de forma diferente?


No início do século passado, a expectativa de vida da maior parte das pessoas girava em torno dos 40 anos. Ao mesmo tempo em que os hábitos de vida influenciavam esta idade limite, também eram influenciados por ela. As pessoas, sabendo que não teriam tanto tempo assim de vida, arriscavam-se mais, postergavam menos coisas que sabiam que deveriam fazer, eram mais idealistas do que agora. Coloque-se nesta situação: você mudaria seus planos de vida se soubesse que tem a metade da expectativa de vida dos dias atuais?
Muito provavelmente sim. Porque você não segue como a música diz: ‘viver como se não houvesse amanhã...’??? Muitas vezes, temos que deixar de postergar nossas ações e decisões, e tomá-las já! Passamos muito tempo hoje adiando, adiando, e no final vemos que muito de nossa vida já passou. Não temos tanto tempo assim, mesmo hoje. Dependendo da forma como você leve sua vida, 10, 20 ou 30 anos passam muito rapidamente. Preencha este tempo com tudo o que você pode fazer agora, neste momento! Claro que é preciso planejar, mas o planejamento NÃO TEM SENTIDO se não se não for EXECUTADO!
Não é à toa que um dos grandes símbolos da passagem do tempo da vida é a ampulheta. A areia que escorre pelo vidro não subirá de volta. Quando a ampulheta for virada, já não será mais a mesma contagem de tempo.
Já observou uma ampulheta de perto? Pois saiba que as ampulhetas que medem períodos de tempo maiores, são aquelas que possuem a areia mais fina, e o menor funil possível. E exatamente por este motivo, às vezes (por conta de diversos fatores, como a umidade) alguns grãos de areia grudam no outro e emperram o fluxo dos demais, fazendo a areia parar de escorrer, até que um pequeno chacoalhão faça o tempo voltar a correr. Já teve a sorte de observar isto? Pois veja que metafórico...
Por questões genéticas, por sorte, por condições de vida e de saúde, enfim, pelos mais diversos motivos, algumas pessoas tem muito mais tempo de vida sobre este planeta do que os outros... e elas conseguem prolongar a percepção do tempo, como que por mágica, fazendo-o parar, até que a vida lhe obrigue a continuar contando o tempo. A quantidade de areia não mudou dentro da ampulheta de sua vida, mas o correr do tempo sim.
A noção de tempo é uma ficção, sabia? É uma criação de nossa consciência. O tempo como nós conhecemos NÃO EXISTE na realidade. Pergunte a algum físico que conheça razoavelmente a teoria da relatividade, caso queira se aprofundar no tema. O tempo transcorre conforme SUA MENTE percebe o mundo. 40 anos bem vividos podem equivaler a mais de 200 anos, se você se dedicar a fundo a cada momento, fazendo a areia parar de escorrer... em compensação, 100 anos mal vividos podem não ter significado nenhum, fazendo a pessoa dar seu último suspiro lamentando não ter vivido... Pense nisso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...