Translate

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Pergunta 9: Até que ponto você realmente vem controlando o curso de sua vida?

Para um barco a deriva qualquer porto seguro serve, não é mesmo? Você sabe mesmo onde quer chegar? Se não sabe, qualquer lugar serve então (como disse o coelho à Alice, no país das maravilhas).
Conhece a história da Semente do Carvalho? Ela é longa, mas vou resumir seu final:
toda semente de carvalho possui em seu interior, em potencial, um enorme carvalho, gigantesco, frondoso, forte, capaz de viver dezenas e dezenas de anos e suportar as mais fortes intempéries, as mais persistentes pragas; pode perder até vários de seus galhos que continuará viva e emitirá novos galhos se isto ocorrer... A semente de carvalho possui tudo isso dentro de si, dentro daquela pequena bolota; mas em potencial. Muita gente imaginará que só potencial não basta... e eu digo para estas pessoas: está bem, então plante uma pedra e veja o que consegue então!
Dentro de cada ser humano existe uma potencialidade única também. E cada pessoa possui a sua. Mas assim como a semente de carvalho, se no início de sua germinação ela for plantada de forma equivocada, ou no lugar errado, ou se começar a crescer em um período muito seco, chuvoso, enfim, pouco propício para seu desenvolvimento, a árvore resultante com certeza não terá toda a força de sua potencialidade. A semente de carvalho não tem ‘patas’ para sair de um lugar ruim e ir para um melhor. Tampouco tem discernimento para só germinar quando estiver tudo perfeito. Assim também somos nós.
Mas a partir de determinado ponto de seu crescimento, a ‘agora’ árvore de carvalho em crescimento consegue controlar seu ritmo de crescimento, ou endireitar seu tronco para uma direção em que tenha mais sol, pode fazer crescer suas raízes mais profundamente para se fixar melhor ao solo e captar mais água... e nós também. Se você está lendo este texto, provavelmente já tem discernimento suficiente para compreender que pode tomar qualquer rumo em sua vida. Nunca será tarde, enquanto a vida não se acabar. Se você não endireitar o tronco, na primeira chuva mais forte será derrubado de forma a não conseguir se levantar. Se não crescer na direção certa, suas raízes poderão encontrar rocha dura e seca, e toda a árvore sofrerá de inanição até apodrecer. Se sua copa não subir rapidamente, outras árvores irão cobri-la e a deixarão sob a sombra, e sem sol não conseguirá crescer mais.
Para um andarilho da vida, qualquer caminho serve. Mas cada um tem um mapa dentro de si. Tem a sua semente de carvalho, que cresce um pouquinho cada vez que ao tomar uma decisão importante em sua vida, você faz o que sente que é o mais correto a fazer, não necessariamente o mais lógico, ou o que os outros querem que você faça. Deixe a semente de carvalho que há dentro de você virar uma árvore forte e frondosa! Pense nisso!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...