Translate

domingo, 11 de maio de 2014

TESTE: Qual é seu NÍVEL DE STRESS? Qual a CHANCE de você ADOECER de STRESS HOJE?

Qual o seu nível de Stress neste momento?

Você sabia que quanto maior seu nível de stress, maior a chance de você ficar doente? Sabia que mesmo situações que aparentemente são alegres (como mudanças de emprego para ganhar mais, aumento de salário ou o nascimento de um filho) podem contribuir para aumentar seu nível de stress? Sabia que cada situação estressante possui um peso diferente de pressão? É por este motivo que publicamos hoje este teste, que através de um detalhado questionário permitirá a você analisar qual o seu nível de stress, numa escala que vai até 10.000 pontos, permitindo que você avalie a necessidade de combatê-lo, e desta forma até prevenir que fique doente. Você também obterá uma porcentagem do risco que você corre de adoecer, por conta de seu nível de stress.
A correlação do stress com as doenças é simples: o stress está diretamente relacionado à diminuição do sistema imunológico. O stress é algo natural para o ser humano, até determinado limite. É inevitável: de todas as situações listadas neste questionário, é impossível que não se passe por algumas delas ao longo da vida (aliás, pela grande maioria delas). A tarefa de cada um, entretanto, é saber equilibrar a vivência de cada uma destas situações e saber lidar de uma forma que seja suportável, não gere angústia, sofrimento, e acima de tudo, não afete sua saúde física nem mental. Saindo de situações estressantes desta forma, você ficará fortalecido para passar por situações semelhantes ou até mesmo mais estressantes.
 
É muito importante que você faça regularmente esta autoavaliação, pois em geral não percebemos que estamos estressados. Aliás, quando estamos neste estado, até mesmo ficamos mais nervosos ainda de alguém tenta nos dar um feedback e avisar que estamos mal. Por isso, atente-se aos fatores de risco de stress, listados na lista abaixo. Muitas delas parecem impossíveis de gerar stress, mas na realidade, todas elas geram: mudanças na vida, no geral, geram stress, mesmo que sejam para melhor. Você verá, preenchendo o questionário e analisando seu resultado (no rodapé desta página) que temos uma quantidade de pontos para cada mudança, para cada item estressante. Toleramos bem até um certo número. Porém, ultrapassado um limite (neste questionário, o nível de 2640 pontos), mesmo que você tenha atingido a pontuação com mudanças aparentemente alegres e inofensivas, como mudança de um emprego para melhor, juntamente com o nascimento de filhos e mudança de sua rotina diária, por exemplo, se somadas, as mudanças alteraram e muito sua rotina diária, o questionário indicará um alto nível de stress: não somos máquinas, muitas mudanças ao mesmo tempo também não são bem toleradas pelo seu corpo e sua mente. Saiba dosar seus limites, mesmo das coisas boas: este questionário te ajudará a isto.
 
Responda para cada uma das perguntas com Sim ou Não. Para facilitar, todas as perguntas estão marcadas como 'não'. Seja sincero, para que o resultado represente a realidade. Ao final, clique no botão ‘calcular pontos’ e compare com a tabela de resultados. Não deixe de responder a nenhuma das questões, e como conselho, marque esta página nos seus favoritos, e realize este teste periodicamente:


1. Está passando por dificuldades de crédito:

2. Realizou recentemente uma pequena aquisição:

3. Realizou recentemente uma grande aquisição:

4. Obteve recentemente perda ou prejuizo no seu patrimônio pessoal:

5. Teve recentemente aumento significativo de renda:

6. Teve recentemente perda significativa de renda:

7. Teve recentemente a morte de um amigo próximo:

8. Conseguiu recentemente uma realização pessoal importante:

9. Teve que tomar recentemente uma decisão importante sobre o seu futuro:

10. Esteve preso recentemente:

11. Cometeu recentemente uma pequena violação da lei:

12. Sofreu recentemente um acidente:

13. Está tendo dificuldades sexuais:

14. Está tendo problemas de relacionamento pessoal:

15. Iniciou recentemente um noivado:

16. Iniciou recentemente um novo relacionamento afetivo:

17. Passou recentemente ou passa por uma doença ou lesão que foi muito séria:

18. Já passou recentemente ou passa por uma doença ou lesão que foi ou é moderadamente séria:

19. Já passou recentemente ou passa por uma doença ou lesão um pouco séria:

20. Está passando por mudança para um novo tipo de trabalho (pode ser na mesma empresa):

21. Está passando por mudanças nas condições de trabalho:

22. Está passando por mudança nas responsabilidades no trabalho:

23. Está fazendo cursos para tentar progredir na carreira ou profissão:

24. Está tendo atualmente problemas no trabalho:

25. Está tendo que fazer uma grande readaptação nos negócios (se você tem negócio próprio):

26. Passou recentemente por uma demissão do emprego:

27. Aposentou-se recentemente:

28. Passou recentemente por uma mudança de residência:

29. Passou recentemente ou passa por uma grande mudança nas condições de vida (para melhor ou para pior):

30. Está tendo que realizar mudança nos hábitos familiares:

31. Observou recentemente grande mudança na saúde ou no comportamento de um familiar próximo, que influencia seu comportamento diário ou aumenta sua preocupação:

32. Casou-se recentemente:

33. Ficou grávida recentemente ou seu cônjuge ficou grávida recentemente:

34. Passou por um aborto na família recentemente:

35. Teve um nascimento (ou adoção) de uma criança recentemente na família:

36. Recentemente seu cônjuge voltou a trabalhar ou parou de trabalhar:

37. Houve aumento recente nas discussões com cônjugue:

38. Está passando por problemas com familiares ou parentes:

39. Enfrentou no passado (mesmo distante) ou está passando pelo divórcio de seus pais:

40. Um ou ambos dos seus pais se casaram recentemente (com outro parceiro que não sua mãe/pai):

41. Passou recentemente ou passa pela separação do casal (ou namoro estável) por dificuldades no trabalho ou no relacionamento:

42. Seu filho recentemente saiu de casa para morar sozinho ou com outra pessoa:

43. Há um parente morando com você, e você gostaria que ele fosse embora:

44. Passou recentemente ou passa por um divórcio:

45. Passou recentemente pelo nascimento de neto:

46. Passou recentemente pela morte de seu cônjugue:

47. Passou recentemente pela morte de um filho(a):

48. Passou recentemente pela morte dos pais ou irmão(s):

49. Teve que efetuar recentemente mudança de hábitos pessoais:

50. Iniciou ou concluiu recentemente seus estudos:

51. Teve que mudar de escola ou universidade recentemente:

52. Mudou recentemente de convicções políticas:

53. Mudou recentemente de crença religiosa:

54. Teve de efetuar recentemente mudança nas atividades sociais:

55. Tirou férias recentemente:

pontos.
 
-Menos de 960 pontos: Você possui baixo nível de stress. Nível verde de equilíbrio. O risco de você adoecer por problemas relacionados com o stress é de apenas 10%. Mantenha este nível de equilíbrio.
 -Entre 960 e 1922 pontos: Você possui um razoável nível de stress, mas nada muito preocupante. Seu nível de equilíbrio continua verde! O risco de você adoecer por problemas relacionados ao stress está em torno de 30%. Avalie as questões que você preencheu com um 'sim' e veja o que é possível você fazer para diminuir a tensão relacionada a estes fatores. Procure não se estressar mais, ok?
 -Entre 1923 e 2640 pontos: Você possui um elevado nível de stress, que já é preocupante. Seu nível de equilíbrio já está no amarelo! O risco de você adoecer por problemas relacionados ao stress está em torno de 50%. Você não pode ficar muito tempo neste nível, pois isto tratá a médio prazo problemas à sua saúde. Elimine o mais rapidamente possível o stress dos fatores que marcou com um sim, ok? Se não puder eliminá-los, busque meios de lidar melhor com estas preocupações/mudanças, de forma que diminua gradualmente sua tensão.
 -Acima de 2460 pontos: Você possui um elevadíssimo nível de stress! Seu nível de equilíbrio já está no vermelho! Se passou dos 5.000 pontos, então você precisa urgentemente agir! O risco de você adoecer por problemas relacionados ao stress está em torno de 70%. Você não pode ficar neste nível, pois isto tratá a CURTÍSSIMO prazo problemas à sua saúde. Tamanho é seu nível de tensão que recomendamos procurar ajuda profissional: um terapeuta / psicólogo, urgentemente, pois provavelmente não terá condições de diminuir sua tensão sozinho (a não ser que tenha um ótimo preparo e autocontrole). Não se arrisque: aja imediatamente, sua saúde está em risco!
 
 (Este autoteste é parte de uma avaliação completa na obra "Breve Inventário de Causas e Estratégias para Lidar com o Stress" (Brief Stress & Coping Inventory - Brief SCI), disponível no Brasil, e de autoria do Dr. Richard Rahe - site: www.drrichardrahe.com)
Você acrescentaria mais itens à esta lista? Acrescente abaixo e divida conosco:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...