Translate

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Pergunta 30: Qual é a sua memória mais feliz da infância? O que a torna tão especial?



As coisas mais preciosas que trazemos conosco são nossas recordações da infância. Impossível, por pior que ela tenha sido, que algum momento, algum pequeno momento de sua infância, não lhe tenha marcado positivamente. Com certeza algo de bom aconteceu naquele tempo, e que você guarda com todo carinho na parte mais especial de sua memória.
Faz tempo que você não pensa nisto? Por quê? Talvez você sinta a dor por não poder reviver mais aqueles momentos. Talvez seja a saudade forte que sentirá das pessoas que lá estavam. Ou talvez a vontade de que tudo voltasse, porque hoje a realidade está mais dura e fria do que naquele tempo.
Pode ser por vários motivos que você não pense nesta questão. Mas pense de outra forma: por que você prefere apagar a pequena chama da saudade e do amor que guarda de seu passado (com medo de que se transforme em um grande incêndio de saudade e desespero por não poder voltar mais àquele tempo) e ficar esperando que momentos futuros sejam melhores do que aqueles que você teve. Talvez momentos tão bons nunca voltem. Quer saber de uma coisa? Melhor te dizer a verdade: aqueles momentos de sua infância não voltarão nunca mais.
Por que falei de uma maneira tão dura? Para que você os valorize e os guarde com todo carinho, e relembre-os de tempos em tempos, em especial quando sentir um vazio, uma falta de significado, uma falta de perspectiva. São estas lembranças, e só estas, que serão capazes de preencher todo este vazio.
Se só isto não basta, então tenho uma tarefa a você: proporcione momentos felizes como aqueles que viveu (ou que gostaria de ter vivido) às crianças que estão próximas de você. Impossível que não haja alguma, não é? E se não houver, há diversos lugares onde você poderá ajudar a dar algum dia mais feliz para crianças como a que você era. Isto te conectará com aqueles momentos do passado, e apesar de não serem os mesmos, farão você perceber que não existe passado, presente ou futuro: nestes momentos de extrema felicidade, tudo é eterno, atemporal (como nossa infância era). Lembra como parecia que o futuro nunca chegaria? Este é o sentimento, o mesmo da Terra do Nunca de Peter Pan. Pense nisso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...