Translate

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Pergunta 39: Você já sentiu ter vivido o mesmo dia diversas vezes antes?

se deparou com a sensação de que não acontece nada de diferente em seu dia? Que parece que este dia é exatamente igual a vários outros que você já viveu? Que parece que tudo está se repetindo, e você até seria capaz de predizer o que acontecerá até o final do dia?
O filme ‘Feitiço do tempo’ com Bill Murray trata exatamente desta sensação, e do que a provoca. Se não assistiu este filme, assista. É um pouco antigo (da década de 80...) mas, após chegar ao final, você poderá encontrar uma profundidade enorme nele, atrás da aparente simplicidade desta comédia romântica.
Neste filme o personagem principal se vê preso em um feitiço que o faz retornar todos os dia para o mesmo dia, independentemente do que ele faça. Todos os dias são iguais, até que ele entenda o significado de se fazer a diferença na vida das pessoas. O final do filme, assista, não vou estragar a surpresa.
Se nada acontece de diferente, e é muito comum a sensação de que está tudo se repetindo, diariamente... você está preso no tempo. Se você fizer um exercício de retrospectiva em sua própria vida, e ir retornando, mentalmente, até o momento em que as coisas não eram assim, perceberá que em algum momento você se fechou para a vida, e vestiu-se com uma armadura, que agora você percebe limitar seus movimentos.
Às vezes coisas duras e difíceis acontecem, que faz com que nos fechemos para tudo e para todos. Criamos uma rotina, fechamos os olhos para qualquer coisa ao nosso redor que nos toque, enfim, ligamos a vida no automático. Passado algum tempo, temos que sair desta armadura, senão ela vira nossa pele, e deixamos de sentir o mundo. Tudo parecerá insosso, automático, sem graça... é a melancolia, algo muito próximo (ás vezes se confunde com) a depressão.
A vida, levada naturalmente, é cheia de surpresas, algumas boas, outras ruins. Não podemos evitar muitas das coisas ruins, infelizmente. Mas depois de vivê-la um determinado tempo, verá que estas surpresas diárias preencheram sua vida com alegrias, tristezas, preocupações, pensamentos, desafios, amores, brigas, lutas... disto é feito a vida. Se você ligar o automático, estará também programando o relógio para ela desligar sozinha. Pense nisso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...