Translate

sábado, 21 de junho de 2014

Pergunta 47: Quando foi a última vez que você notou o som de sua própria respiração?

Ouvir a própria respiração, sentir os batimentos do próprio coração, perceber o vento no rosto, sentir o chão sob seus pés, são os mais simples meios de voltar-se ao seu próprio centro, acalmar-se, situar-se no aqui e agora para poder enfrentar as dificuldades que a vida nos impõe.
Ficamos estressados(as) porque esquecemos do aqui e agora! O stress causa dificuldades no corpo e na mente quando se prolonga além da situação de perigo, ou quando este não é real. Está preocupado em fechar as contas do mês? Uma preocupação não pode se transformar em desespero, ansiedade, raiva... se você está fazendo o possível para pagá-las. O que importa, neste momento, é se você está vivo, e está fazendo a sua parte para seguir vivendo.

Viver na acepção da palavra: desenvolvendo-se, lutando para vencer os obstáculos, ajudando o mundo a ser um lugar melhor, deixando sua marca na vida das pessoas.
A respiração, assim como as demais sensações do próprio corpo, são os melhores meios para conectar o corpo com a mente. Ambos são interligados e interdependentes, mas agimos no dia a dia como se cada um fosse separado do outro. Estamos tão preocupados resolvendo problemas, que esquecemos do corpo. Outras vezes agimos de forma tão controladora no corpo, querendo ganhar músculos, fazendo cirurgias plásticas desnecessárias,  comprando roupas para melhorar nossa imagem, que esquecemos da mente.
É necessário um equilíbrio. E o equilíbrio de ambos começa em conectá-los, corpo e mente. Sente calmamente ou, se não puder, fique em pé em algum lugar confortável, sem muito barulho nem circulação de pessoas, ou qualquer outra coisa que possa interferir e distrair sua atenção. Agora sinta e ouça sua respiração. Respire profundamente, como que enchendo todo seu pulmão de ar, e solte lentamente. Inspire pelo nariz, expire pela boca. Faça isto diversas vezes, e repita isto quantas vezes achar necessário, por no mínimo uns cinco minutos todos os dias, e verá como sua autopercepção em vários outros sentidos melhorará.
Você perceberá que percebendo melhor seu corpo, também conseguirá acessar melhor conteúdos de sua mente que antes eram difíceis de acessar, como recordações, lembranças, sentimentos, vivências, vontades, e ideias profundas que te guiam a anos mas você nunca se percebeu sendo guiadas por elas... porque estavam no inconsciente.
Faça isto. Pode ser seu primeiro passo numa reflexão e autoanálise, na descoberta de seu verdadeiro caminho na busca de si mesmo! 
Pense nisso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...