Translate

quarta-feira, 30 de julho de 2014

DESAFIO 3: faça uma BOA AÇÃO todos os dias!





Você recebe da vida em dobro a energia que coloca nela. O impacto positivo que uma ação sua pode ter na vida de outra pessoa, pode causar um impacto maior ainda em sua própria vida.
Ajudar alguém sem nenhum interesse pessoal sempre é uma experiência extremamente gratificante, da qual você se lembrará para sempre.
A foto acima é real. Um senhor estava passando pelo calçadão de uma praia do Rio de Janeiro e ofereceu seus próprios chinelos a uma moradora de rua que chorava. Você teria a mesma atitude nesta mesma situação? Teria mesmo?
Você costuma ajudar aos outros sem nenhum interesse? Pense bem, sem nenhum interesse mesmo, já fez algo assim? Às vezes racionalizamos nosso interesse, e tentamos esconder de nós mesmos que queremos algo em troca, mesmo que seja um ‘reconhecimento’ das outras pessoas, ‘publicidade’ ou até para que a outra pessoa fique devendo-nos um favor.
Quando agimos assim, na realidade não estamos preocupados com o outro... estamos querendo na realidade ‘investir’ e obter um retorno. Mesmo que inconscientemente, estamos tratando ao outro como um objeto, como um fundo de investimento, do qual esperamos obter juros, ou pelo menos, tanto quanto investimos.
Faz parte de nossa mentalidade capitalista, e é difícil sair deste modelo mental. A ajuda desinteressada, aquela que busca o bem estar da outra pessoa, está relacionada com nossos mais básicos instintos de sociabilidade: a empatia.
Empatia é se colocar no lugar do outro, sentir a dor que ele deve estar sentindo, o sofrimento que ele sente, mesmo que você não esteja ou vá estar na mesma situação. Nutrir este sentimento é se aproximar um pouco mais da essência humana, daquilo que te caracteriza como um ser social humano.

Seu desafio de hoje é fazer algo que vá além de você, do seu interesse próprio, algo que ajude alguém a ser feliz ou sofrer menos.

Pode ser várias pessoas, uma cada dia, ou uma mesma pessoa seguidamente. Mas faça. Principalmente se você nunca fez. E mesmo que tenha feito, ajude pessoas que nunca ajudou.
Até o desafio de amanha!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...