Translate

segunda-feira, 21 de julho de 2014

O Tempo (19): não faça gambiarras nem paliativos – conserte DE VEZ!








Não perca tempo adiando a solução definitiva. Paliativos e gambiarras só atrasam ainda mais a resolução do problema, e você corre o sério risco de a solução não existir mais quando resolver tomá-la.
Se há uma solução melhor e mais correta, FAÇA! Acidentes, mal-entendidos, aumento dos problemas... tudo que poderia ser facilmente resolvido com uma ação objetiva no tempo certo, pode acabar tomando proporções que tomarão muito de seu tempo e energia depois, talvez até sem o resultado que se pretendia no começo.
Se você parar para analisar a atenção dada para a gambiarra, verá que muitas vezes é quase a mesma que uma resolução correta do problema exigirá. Culturalmente nós brasileiros apreciamos a solução mais simples e rápida, que quase sempre não é a solução mais correta e adequada. Damos até um nome para isto: o ‘jeitinho brasileiro’.
Acabe com este exemplo ruim de cultura, dentro de você. A menos que você tenha extrema falta de tempo para alcançar um objetivo que torne necessária a improvisação, não se justifica você deixar de fazer o certo pelo duvidoso.
O que é certo é certo. Testar outros tipos de solução para problemas já conhecidos só se faz quando esta é a intenção: em laboratórios, faculdades, em experimentos... que é quando você  PODE ERRAR! Testar ações quando não se está experimentando soluções novas é colocar em risco o resultado que se quer alcançar, e ainda por cima em geral envolve quebrar a confiança com as demais pessoas envolvidas, que estão contando com o objetivo alcançado.
Não brinque com o tempo e a confiança dos outros. Faça o correto. Faça o que tem que ser feito, e leve o tempo necessário que você precisa para tal. Jeitinho NÃO é coisa de brasileiro de verdade!
Pense nisto!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...