Translate

sexta-feira, 4 de julho de 2014

O Tempo (2): não ocupe cada minuto de sua agenda


Não seja escravo de seu relógio e de sua agenda. Eles servem apenas para organizar, e não para controlar seu tempo. A questão é se você quer ser organizado ou então está fugindo da vida, mostrando-se totalmente ocupado, para que nada fora de seu controle ocupe o seu tempo.
Tenha tempo em sua agenda para você, para curtir a vida ao lado das pessoas de quem gosta, tempo para ler, para descansar... e esteja sempre preparado para refazer sua agenda de última hora. Muitas vezes as melhores coisas de nossa vida aparecem no último momento, não são programadas...
Mas nos dias de hoje cada vez mais pessoas dividem e picotam cada segundo do dia, cronometrado, para pretensamente ‘não perder tempo. Esta atitude esconde por trás uma premissa: a de que tudo que não é programado não tem valor. Grande engano. Ao cortar seu dia em diversos pedacinhos, você picota também sua vida. Como diz um amigo meu, compartimentaliza sua vida: cada compartimento tem uma vida diferente, e um não se conecta com o outro. Você tem uma ‘vidinha’ no trabalho, outra ‘vidinha’ em sua casa com a família, outra ‘vidinha’ com seus amigos... não tem uma vida completa, com tudo nem com todos.
Uma vida completa é aquela em que você a vive integralmente, e para isto ocorra é extremamente necessário que nos coloquemos quais são as prioridades, e quais coisas não são. Senão um problema no trabalho afetará a vida na família. Invariavelmente isto ocorre porque damos as prioridades erradas: a prioridade não é trabalhar demais para dar conforto à sua família; também não é viver intensamente em família e deixar seu trabalho em segundo plano... a verdadeira prioridade é integrá-lo todos, em uma só vida contínua e interligada: ser o melhor trabalhador que você pode ser sem deixar de cuidar nem viver com sua família da maneira que eles merecem e garantindo-lhes um futuro digno, honesto.
Integre os vários ‘pedacinhos’ de sua vida, divididos em sua agenda. Se algo que não estava programado surgir, analise e se necessário, esqueça sua agenda. Caso se sinta preso a ela, comece a programar somente o horário das coisas necessárias... não ocupe todo o seu tempo com coisas que você ‘precisa fazer’... não obrigue você a viver uma vida que você programou... a vida só é vivida se surge naturalmente, por mais que programemos muitas coisas. Aliás, este é o melhor da vida.
Por melhor agricultor que seja, o homem do campo sabe bem que deve esperar o tempo mostrar a colheita que terá... ele não fica controlando o crescimento de cada planta antes de colher, dia a dia. Se algo sai da normalidade, ele não culpa sua própria displicência... ele se apronta para a próxima safra. A vida é assim. Sua vida é muito maior e muito mais importante que sua agenda... não se resuma a um calendário e um relógio. Pense nisto! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...