Translate

sexta-feira, 25 de julho de 2014

O Tempo (23): trate sempre bem a todas as pessoas







Não perca tempo tendo ódio ou tratando mal as outras pessoas, independentemente do que elas te fizerem, de como te tratem ou de como ajam. Não retribua o mal com o mal. Não deixe o negativismo circular e crescer.
Se alguém te tratar mal, trate-a educadamente: você servirá de exemplo e a própria consciência da pessoa fará a parte dela. Tenha o ritual diário da boa educação: deseje bom dia, diga até logo, ceda seu lugar aos mais idosos e às pessoas doentes, dê passagem no trânsito, respeite os pedestres, enfim, aja da maneira que você gostaria de ver o mundo agindo também.
Além do mais, é uma grande perda de tempo ser rude e começar uma discussão, por vários motivos: uma discussão NUNCA termina bem; nunca alcança um resultado satisfatório, sempre é imprevisível (você nunca sabe onde ela vai acabar, porque depende dos limites dos envolvidos), gera ressentimentos e bloqueios. Se você for uma pessoa bem pragmática, entenderá facilmente: mesmo que sinta o desejo de revidar a falta de educação alheia, isto só te fará perder tempo e ficar mais longe de seus mais importantes objetivos. E se você for uma pessoa emotiva, poderá entender de outra forma: revidar só afastará ainda mais a pessoa; responder com educação, ao contrário, poderá ser percebido como um feedback positivo e marcar de maneira construtiva a consciência de quem foi mal educado com você.
Somente pessoas muito problemáticas não respondem bem a este tipo de comportamento educado. Em geral as pessoas mal educadas percebem-se destoando do comportamento à sua volta, e mais cedo ou mais tarde, por vergonha, medo ou culpa, acabam polindo-se e comportando-se devidamente.
E se serve de argumento final: cada vez que você se enerva, em especial por sentir-se mal tratado por outra pessoa, você alimenta seu ‘complexo de injustiçado’(denominação minha). É um núcleo ideo-afetivo, que cresce cada vez que você o alimenta com mais raiva, rancor e sentimento de injustiça. Cada vez que você revidar um mal tratamento, você aumentará ainda mais a probabilidade de agir da mesma forma da próxima vez. É um vício. Como alguns autores chamam: um modelo mental. Até o ponto em que este complexo tomará todo o seu dia, e você se transformará justamente naquilo que mais odeia: alguém nervoso e mal educado com todas as outras pessoas. Pensa que é exagero? Pois não é.
Revide o mal tratamento com educação e bom humor! 
Pense nisto!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...