Translate

sábado, 26 de julho de 2014

O Tempo (24): não perca tempo lamentando-se do passado

Você não tem que ser definido pelas coisas que você fez ou não fez. Para te definir, você deve acrescentar na ‘conta’ tudo aquilo que você ainda poderá fazer e alcançar! É assim que se avaliam as empresas quando são vendidas... e assim também deve ser com as pessoas.
Não perca tempo com lamentações. O tempo da tristeza deve ser apenas o suficiente para fazer as marcas na memória que não nos deixarão esquecer as coisas boas nem repetir as ruins. Depois disto, você estará deixando escoar sua vida por entre seus dedos se insistir em se lamentar.
Não se deixe ser controlado pelo arrependimento. Talvez haja algo que você poderia ter feito diferente, ou talvez não. De qualquer forma, é apenas algo que já aconteceu. Deixe o passado imutável atrás de você e entregue-se ao seu presente e futuro, que são as únicas coisas nas quais você pode interferir e mudar para melhor.
Aquele que passa tempo demais se lamentando na verdade está tendo um comportamento infantil, mesmo que não perceba: inconscientemente ele acredita que algo mágico acontecerá e fará reverter tudo que aconteceu de errado. É como aquela criança que fez besteira e começa a chorar antes mesmo que o adulto a repreenda, com a verdadeira intenção de que ele conserte tudo para ela, o mais rápido possível, e assim possa voltar a brincar como se nada tivesse ocorrido.
A vida, depois da infância, não é mais assim. Devemos ser responsáveis com relação aos nossos erros, e devemos saber entender os grandes e duros golpes que a vida inflige a todos nós, e mesmo assim continuar tocando o barco para frente. Ser adulto e dono do próprio destino é isto. Não significa que você conseguirá tudo o que quer, que conseguirá controlar todas as coisas e impedir que fatos ruins aconteçam, não significa que pessoas não te prejudiquem, nem mesmo garante que você conseguirá atingir seus objetivos.
Seguir em frente sem se lamentar é levantar-se quantas vezes for preciso para chegar onde você quer chegar. Simples assim.
Pense nisto!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...