Translate

sexta-feira, 11 de julho de 2014

O Tempo (9): não se preocupe com o que pensam e dizem sobre você










Já percebeu quantos programas de ‘jurados’ e ‘julgamentos’ há na televisão hoje em dia? Percebe então o quanto agrada às pessoas ser juiz dos outros? Julgar sem ser julgado? Pois então: não leve as coisas para o lado pessoal, mesmo que pareçam pessoais. Rarely do people do things because of you; they do things because of them Raramente as pessoas te julgam mal por sua causa; o fazem por si próprias. É o que a Psicanálise chama de PROJEÇÃO: tudo de ruim que elas não toleram ver em si próprias, veem nos outros, em especial nas pessoas mais próximas.
Se alguém não gosta de você, ou se criticam o que você faz, não mude, se sabe que está agindo corretamente. Não dê este poder aos outros, em especial porque elas nem sequer percebem que estão projetando seus maiores problemas no próximo (eis um grande defeito do ser humano, cuja eliminação com certeza tornaria o mundo um lugar muito mais aprazível para se viver).
É perda de tempo tentar mudar o que as pessoas acham de você, e mesmo tentar mudar qualquer coisa que pensem sobre qualquer outra coisa. Você pode escolher agir como sabe que tem que agir e ser você mesmo, ou pode se sentir incomodado com o que acham de você quando o faz. Você escolhe.
Ignore o que acham de você. E não tenha a ilusão de que sempre agradará a todos (principal fantasia de quem se anula acreditando com isto não ser alvo de críticas e rejeições). Perda de tempo inútil. Todos nós, seres humanos, somos ambíguos. Temos impulsos contrários atuando a todo o momento em nossa psique. Caso haja pessoas que te apoiem e acreditem em você, certamente também haverá aquelas movidas por um impulso contrário, por seus próprios motivos.
Esteja em paz consigo próprio(a) e siga em frente. Sem paz interior você nunca alcançará a paz exterior, com as demais pessoas e com o mundo. E se estiver cercado por estúpidos, mude de lugar! 
Pense nisto!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...