Translate

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Tempo (12): tenha sua própria definição de SUCESSO e FELICIDADE











Não perca tempo correndo atrás do que os outros acham que é a felicidade ou sucesso. Pode ter certeza que muitas pessoas nem sequer sabem o que estas palavras realmente significam. Apenas dão o nome de sucesso e felicidade para várias coisas baseadas no que a sociedade lhes diz que são, e infelizmente muito do que se diz ser sucesso e felicidade está ligado a capacidade de consumo, base do sistema capitalista em que vivemos.
Não sou anticapitalista, apenas acho que devemos sempre lembrar-nos das verdadeiras intenções de muito do que vemos sendo dito e feito. Quando um comercial de televisão te mostra pessoas felizes no último modelo de lançamento de carro, ela tenta ligar a ideia de que felicidade significa comprar este veículo. Quando uma novela mostra pessoas ricas felizes curtindo a vida em Copacabana, e pessoas pobres discutindo e brigando em comunidades carentes, vende-se a falsa ideia de que a pobreza não se coaduna com pessoas calmas, pacíficas e de grande sabedoria, o que é uma grande mentira.
O melhor filme que trata da questão, dos que vi até o dia de hoje, é o ‘Em busca da Felicidade’, com Will Smith. Lindo filme, mostrando que a felicidade que o personagem principal buscava não era ganhar um grande salário, e sim conquistar dignidade para ele e para seu filho. Mesmo diante de injustiças, preconceitos e desesperanças, ele buscou o que acreditava ser sua verdadeira felicidade, mesmo quando todos à sua volta (em especial sua ex-esposa) tentavam lhe convencer de que a felicidade na qual eles acreditavam jamais seria alcançada por ele. Mas ele tinha sua própria definição de felicidade, e deixa claro isto do começo ao final do filme.
Se você não assistiu, assista, de preferência com o coração e a alma abertos para sua mensagem. Conheci ao longo da vida pessoas maravilhosas e muito felizes, de sua própria maneira. Gostaria de poder falar delas aqui, mas minhas palavras não fariam jus à grandeza de suas pessoas. Algumas delas pessoas muito simples, nada a ver com a noção que em geral temos de sucesso (ligada a dinheiro e reconhecimento público). Pessoas que no silêncio por detrás da multidão, são felizes fazendo o bem para outras pessoas. Pessoas que deram como o significado de suas vidas levar alegria, esperança e amor à vida de pessoas que nem sequer conheciam antes. E são as pessoas mais felizes que eu já conheci na vida.
Não são pessoas de um mesmo lugar. Conheço pessoas assim nos mais diversos lugares por onde a vida me faz passar. Pessoas que com certeza já estiveram próximas de você e talvez nem tenha se dado conta. Verdadeiros anjos da guarda. E há muitos neste mundo. Pense nisto antes de sair à busca de sua felicidade. Preocupe-se em saber qual é seu verdadeiro significado, pra você!
Pense nisto!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...