Translate

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

DESAFIO 11: LIVRE-SE de alguma coisa TODOS OS DIAS!


Nossa sociedade atual é baseada no consumo e na descartabilidade das coisas. A maior parte do que compramos rapidamente se torna obsoleta (umas mais rapidamente, outras menos). A questão é que nós nos apegamos a coisas, ou por estarem ligadas a eventos ou pessoas emocionalmente significativos, ou porque temos preguiça de desfazermos delas.
Há uma outra situação, que é quando temos algum transtorno específico psicológico, que nos leva a acumular coisas... deste eu irei falar em um próximo post. Seu desafio de hoje, pelos próximos trinta dias (pelo menos) é se livrar de uma coisa que você não usa, por dia.

Os japoneses possuem, dentre as várias filosofias de gestão de pessoas de Administração, o ‘5s’. Não entrarei em detalhes (se quiser se aprofundar, busque no Google), mas um dos seus principais conceitos trata de se livrar das coisas que você não utiliza. Parte do princípio que estas coisas ‘sugam’ sua energia, pois você gastará tempo e talvez até dinheiro com espaço e organização delas, inutilmente.
Além disto, a mente trabalha melhor em espaços mais limpos. O exterior é reflexo de seu interior. Se você vive em um quarto cheio de ‘tranqueiras’ e ‘bagulhos’, provavelmente seu interior está cheio de coisas que você está guardando inutilmente, e estão apenas ocupando espaço em sua mente e seu coração.
Sei que no começo será muito difícil. Nossa primeira atitude e pensar “mas um dia eu posso precisar...”. Mas esta desculpa não vale! Se você não usa esta coisa, e não usou nos últimos 5 meses (olha que estou sendo bem complacente com 5 meses!), desfaça-se! Não use desculpas.
Pelo menos uma coisa por dia. Crie critérios, e seja honesto ao criá-los (uma boa dica é dá-los para análise de outra pessoa, e ouvir sua opinião).
Mãos à massa! Menos ‘tranqueiras’ em sua vida! 
Até amanhã!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...