Translate

terça-feira, 12 de agosto de 2014

DESAFIO 16: DIMINUA pelo menos 30 MINUTOS de TV todos os dias!

Quando imaginei este desafio, pensei em uma situação pela qual passei recentemente. Para minha infelicidade à época (mas hoje sei que foi extrema sorte!) a antena de televisão de meu prédio queimou (provavelmente por uma descarga elétrica de um raio), e fui obrigado a ficar por quase uma semana sem poder sintonizar nenhum canal.
No primeiro dia a opção foi tentar ver televisão no celular, mas a imagem era muito ruim, cheia de chiados, distorcida, e a bateria do aparelho não durava muito. A segunda opção foi o rádio, mas infelizmente aqui no Brasil também não temos muitas opções de qualidade, sem contar a ‘hora do Brasil’, e a propaganda partidária obrigatória.
No segundo dia, então, voltei aos velhos tempos de minha infância... vamos desbravar os livros. Tenho diversos livros de literatura brasileira e universal em casa, e estava na hora de tirá-los de sua função decorativa nas prateleiras da sala e do quarto, e transformá-los novamente em conhecimento. Uma semana depois, quando voltou  o sinal de televisão, a mesma já não me atraía mais, por mais apelativo que fosse o programa.
Creio que a vida moderna está muito baseada no ‘audiovisual’. Até mesmo a internet só teve seu grande impulso de popularização quando surgiram as imagens (no protocolo http) e depois com os vídeos (cito especialmente o youtube). Com a transmissão em ‘streaming’ o computador pôde então tomar o lugar da televisão, rádio e cinema.
Mas, exatamente por transmitir os sentidos auditivo e visual, em um ritmo determinado pelo ‘diretor do programa’, rádio e televisão, em especial a última, pouco espaço deixam para a imaginação do expectador.
Por esta razão, seu desafio será assistir menos 30 minutos de televisão por dia, nos próximos trinta dias. Se você só assiste 30 minutos ou menos por dia, parabéns!!! Você não assistirá televisão...(pensou que ia ficar livre???)
Minha sugestão já foi expressa. Leia. Pode ser livros, revistas, jornais. Ou então, se você tem família e/ou filhos, monte programas com eles, que não inclua televisão (não vale assistir um filme no DVD!).
Esteja ciente que ao diminuir este tempo diário de televisão você estará liberando sua visão, seus olhos e sua consciência para trabalharem no seu ritmo, e escolher o que você quer pensar, ver e ouvir! No começo pode ser entediante... mas garanto, que depois de ‘voltar a usar’ estes seus sentidos (roubados diariamente com intuitos meramente comerciais) verá do quanto você é capaz de sentir e absorver de conhecimento, e de quanto a vida ao seu redor pode ser rica de estímulos e curiosidades a desvendar!
Então aperte o ‘off’ da TV agora mesmo, e procure algo instrutivo a fazer! Interaja com o mundo, aprecie a natureza, tome conhecimento dos prazeres simples da vida! Que tal um jogo de SUDOKU, ou um RESTA 1?

Até o desafio de amanhã!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...