Translate

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

DESAFIO 18: leia UM CAPÍTULO de um BOM LIVRO todos os dias!


Hoje não temos mais desculpas para não ler um bom livro. Opções não faltam. Grandes obras estão no domínio público, e além de poderem ser baixadas na internet, você conseguirá compra-las a um preço muito baixo em sebos ou livrarias, pois não pagam direitos autorais.
Seu desafio de hoje é ler um capítulo de um bom livro todos os dias, pelo menos pelos próximos 30 dias. Mas vamos explicar melhor este desafio.
Às vezes temos livros cujos capítulos são imensos. Então, pegue firme na leitura por um dia e veja quantas páginas você é capaz de ler no tempo que normalmente tem livre por dia. Pegue este número como média  e cobre-se a alcança-la todos os dias.
Em segundo lugar, apesar de eu ter citado livros on-line, este desafio deve ser cumprido com livros ‘em papel’. Nada substitui a sensação de pegar um livro na mão. Você acha que não faz diferença? 

Eu diria que é a mesma diferença de uma pizza feita em um forno tradicional á lenha e uma feita em um forno elétrico. Mas você só vai perceber isto fazendo as duas coisas, não é? Então, se você quiser testar a diferença, ou então preferir de qualquer forma os livros on-line, utilize um tablet, é o que mais se aproxima do formato do livro, e facilita a postura para nos concentrarmos no conteúdo da leitura.
Quanto às obras, eu sugiro que você leia os clássicos. No Brasil, recomendo todos os livros que em geral são exigidos para o vestibular, e os jovens leem como que ‘forçados’ (uma pena). Machado de Assis e José de Alencar, por exemplo, não poderá faltar! João Cabral de Melo Neto, José Saramago, Shakespeare, Dante, Goethe (Fausto, em especial), Dostoievsky, e diversos outros autores de renome, nacionais e internacionais, estão á sua disposição em qualquer biblioteca digna do nome, não tenha dúvidas disto. Além de não haver custo algum, você ainda terá um prazo para devolver (mas poderá renovar, quando puder), o que lhe impõe um ritmo de leitura mínimo o suficiente para apreciar a obra.
Então, mãos á obra! Caso não tenha livros destes grandes autores, já procure uma biblioteca próxima e visite-a!
Quer uma ajuda para escolher? Veja esta lista dos 100 livros que mais influenciaram a humanidade (apesar de achar que faltam ainda muitos livros, todos estes são dignos de leitura): Os 100 Livros Que mais Influenciaram a Humanidade
 Até o desafio de amanhã!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...