Translate

domingo, 24 de agosto de 2014

DESAFIO 28: Saia de um relacionamento que te machuca

Quase sempre forçamos a barra de relacionamentos negativos (aqueles que não nos fazem bem) ou por termos grande consideração pela pessoa, por obrigações pessoais (no trabalho, dependência econômica ou subordinação), ou por pena mesmo. Mas por mais que você queira ajudar ou acredite que não possa se afastar pelo próprio bem dela, lembre-se de que sua maior responsabilidade é consigo próprio. Você não pode se sacrificar por outras pessoas, seja deixando-se humilhar, suportando em demasia pesos, responsabilidades ou falta de educação que te machucam, ou mesmo situações que estejam impedindo você de crescer mais e mais.

Claro que há situações em que a emoção, ou os laços familiares falam mais alto, e não podemos desistir de tentar auxiliar uma determinada pessoa. Mas tudo tem limites. Se você se sacrificar tanto a ponto do sacrifício lhe fazer mal, em geral não contará com o outro para te fazer recuperar. E isto impedirá, inclusive, que você possa ajudar a outras pessoas, enquanto não conseguir ajudar a si próprio.
Seu desafio pelos próximos trinta dias é sair definitivamente de um relacionamento negativo. Pode ser com amigo, colega de trabalho, conhecido, parente. Contanto que você esteja já a tempos se sentindo mal neste relacionamento.
Se você ainda não deu oportunidade para a outra pessoa enxergar o mal que está causando, deixe claro para ela porque você não manterá seus laços, e o que te magoou. Caso ela já tenha sido alertada, não perca seu tempo. Cuide da sua vida e de quem te quer bem. Não se iluda com pequenas demonstrações de mudança. Somente o tempo dirá se realmente aquela pessoa mudou. E o tempo do qual falo, não se mede em horas ou dias apenas.
Quando você sai de perto de pessoas negativas e que te fazem mal, até sua saúde melhora.
Bom desafio!

E até o de amanhã!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...