Translate

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Pessoas Eficazes 2: estabelecer OBJETIVOS pessoais e profissionais


Para quem não sabe aonde quer ir, qualquer destino serve! Esta frase do livro ‘Alice no país das maravilhas’ resume bem um hábito das pessoas altamente eficazes: estabelecer objetivos. Pergunte agora mesmo a você: sabe realmente o que quer e o que está buscando da vida? Pessoalmente e profissionalmente?
Você não será eficaz se não souber onde quer chegar, porque a eficácia está diretamente ao atingimento de um objetivo. Sem objetivo, não tem como você saber se está indo bem ou mal. Mas é aí que muitos se iludem: não tem como saber se está indo bem ou mal com relação a ESTE OBJETIVO... pois se você não tem objetivos, está totalmente mal, com relação à sua vida, seja profissional ou pessoal.

Divida seus grandes objetivos da vida (profissionais e pessoais) em metas (objetivos menores, com prazo determinado para serem alcançados e em uma sequência lógica um do outro). Isto é realmente se planejar, e as pessoas altamente eficazes se planejam, não para controlar o futuro (que não é totalmente controlável) mas para saber lidar com ele, tendo sempre em vista aonde querem chegar.
E lembre-se: seus objetivos profissionais nunca podem estar acima dos objetivos pessoais. Você deve trabalhar para viver, e não viver para trabalhar. Por mais importante que seu trabalho seja para que você possa alcançar seu objetivo pessoal, um bom profissional necessariamente deve ser uma grande pessoa. Cuidar e ser participativo em sua família, preocupar-se com as pessoas, tratar seus colegas de trabalho e subordinados antes como seres humanos do que como números, é essencial para que você atinja honradamente e com justiça seus objetivos.
Ser eficaz não é passar por cima de tudo ou de todos para chegar onde quer... é buscar chegar lá da melhor forma possível, sabendo porque quer estar lá.
Pense nisto! Até amanhã.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...