Translate

domingo, 31 de agosto de 2014

Pessoas Eficazes 5: Não seja “pau para toda a obra”, “Faz Tudo”, “Quebra Galho”

Ser uma pessoa “multitarefa” pode até, numa primeira impressão, ser uma grande vantagem profissional e pessoal. Mas não é.
Quem tenta fazer tudo não é bom em nada. E quem solicita a sua ajuda como ‘quebra-galho’ na realidade quer apenas resolver o problema da forma mais rápida e menos custosa possível... ele não quer a melhor solução.
Se se tornar um famoso ‘faz tudo’, você será chamado a resolver problemas não porque reconhecem seu valor, mas porque você é a pessoa mais próxima que irá dar um jeito da forma mais barata e rápida possível. Se tiverem uma opção melhor que você, certamente você será deixado para trás.

Pessoas altamente eficazes não se preocupam em serem escolhidas pelos outros. Se preocupam sim, em ser as melhores no que fazem. E escolhem fazer o melhor daquilo que sentem ter o dom de fazer, e não porque é algo popular ou que paga melhor.
Você conhece seus dons naturais? Não? Prefere ser o “Severino Quebra-Galho”? Se prefere, é melhor você analisar sua autoestima.
Claro que não é em todos os casos, mas na maioria deles, as pessoas que se sujeitam a serem ‘quebra-galhos’ na realidade o fazem por não acreditarem serem capazes de competir em pé de igualdade com os melhores naquilo que estão fazendo. Pense nisto e se autoanalise.
Se não achar que determinado trabalho possa ser feito com qualidade e perfeição por você, deixe isto claro, e não se sujeite a fazer tudo apenas para bajular seu chefe.
Até a dica de amanhã!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...