Translate

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Armadilha 2: quanto mais alto, mais LIBERDADE

Outra mentira na qual acreditamos: que quanto mais conquistamos na vida, mais livres seremos para fazer o que quisermos.
A experiência de vida nos ensinará que não é assim que ocorre. Quando mais crescemos e mais nos desenvolvemos, maiores são nossas responsabilidades, mais envolvidos com os resultados e as pessoas à nossa volta estaremos, maior será a necessidade de sabermos negociar e, por isso, maior deverá ser nosso desapego e nossa capacidade de ceder, de tolerar, de ter paciência, de confiar nas pessoas e de ter fé / acreditar.
Maiores responsabilidades envolvem mais pessoas, que precisam estar comprometidas, ter suporte, incentivo, motivação. Também precisa de mais recursos, que só são conseguidos se o objetivo que você tiver/querer alcançar também trouxer retorno para quem investir nele. Isto te faz cada vez mais preso às suas ideias, às suas metas, aos seus grandes objetivos.

Se você acha, por exemplo, que quando se transformar em chefe ou dono de sua própria empresa poderá chegar quando quiser, e fazer o que quiser, está redondamente enganado. Talvez você não precise chegar rigorosamente cedo todos os dias... mas ganhará, por exemplo, a obrigação de ficar até mais tarde quando for necessário. Talvez não receba ordens constantemente... mas receberá uma ou outra ordem ou terá que resolver algum grande problema que necessitará muito mais de sua energia e de sua reflexão. Estes são apenas exemplos de coisas que esquecemos quando ganhamos mais responsabilidades, quando crescemos na vida.
Isto não ocorre apenas no ambiente de trabalho. Pense em você se tornar pai / mãe. Talvez você queira muito isto (se você ainda não é), mas é provável que não tenha passado pela sua cabeça a responsabilidade que é ser responsável 24 horas por aquele pequeno ser. Todo crescimento vem acompanhado de responsabilidades, e não raramente, estas diminuem nossa liberdade.

A única liberdade que você pode (e deve) conquistar e ampliar é a da sua consciência, de sempre se sentir livre para tomar decisões pensando no bem da sua família e daqueles que estão à sua volta. Como disse Renato Russo, disciplina é liberdade... pense nisto!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...