Translate

domingo, 7 de setembro de 2014

Armadilha 5: acreditar que o "Poder" serve ao seu "Prazer"

Um dos maiores erros de quem alcança seus objetivos e tem boa auto-estima é acreditar que a vida, as coisas e, principalmente, os outros, estão para servir-lhe, ao seu bel-prazer. Acreditam que já 'sofreram' demais lutando para chegar onde chegaram, e que a partir daí os outros que sofram, porque ela merece 'curtir a vida', 'aproveitar' o nível ao qual chegou...um dos maiores erros, dentre as armadilhas do poder...
Recomendo a estas pessoas lerem 'o monge e o executivo', se bem que somente terão consciência de seu erro, quando chegam nesta fase, depois de colherem o que plantaram (na queda que se seguirá, quando perceberem que precisam das pessoas das quais 'aproveitam').
É natural (mas não saudável - nem tudo que é natural é saudável, devemos sempre repetir), querer aproveitar os frutos de seu trabalho. Mas saiba que aproveitar demais de uma situação, das pessoas, do status alcançado, é ignorar seu futuro e a responsabilidade que todo poder traz consigo.
Se alcançamos determinado nível de influência sobre outras pessoas, é sinal de que algumas delas (pelo menos) confiam e acreditam em nós (claro que falo aqui apenas daqueles que alcançaram seus objetivos por meritocracia, unicamente). Se quiser continuar crescendo, merecendo a confiança que lhe foi depositada, faça ela gerar frutos para quem acredita e confia em você: a sociedade que permitiu você chegar onde chegou. Não falo no jogo de "toma lá dá cá" (isto não é meritocracia). Falo em retribuir ao mundo tudo o que ele permitiu você conquistar.
Recomendo a todos lerem "O Monge e o Executivo". Nele você perceberá que ganhamos muito mais no mundo se assumirmos uma atitude de servir aos outros, do que querer aproveitar e usufruir de tudo que pudermos como se ele fosse acabar amanhã. E perceberá que isto é algo que vai muito além de uma questão ética: é uma filosofia de vida que trará benefícios enormes para a forma como você encara a vida. Terá reflexo em sua saúde, seu otimismo, sua flexibilidade frente aos problemas, sua resiliência. 
Pessoas que querem o poder apenas para o seu próprio prazer, sem pensar em realmente fazer bom uso dele, acabam minando sua própria essência. Verão seu próprio inconsciente voltando-se contra si. Com certeza não conhecem nada do sistema 'autorregulatório' que é nossa própria mente... e como a vida lhe cobrará com juros a sua falta de responsabilidade pela divisão dos frutos que conquistou...
Pense nisto!
Até a próxima!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...