Translate

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Lição 11: valorize seu tempo, defina prioridades

Quanto mais vida você já viveu, mais coisas passam a competir pela sua atenção, pelo seu esforço, suas decisões, enfim, pelo seu tempo. Cada vez mais haverá mais de uma opção e mais de uma obrigação competindo pelo seu tempo. Sua demonstração de sabedoria e auto-valorização se encaixam principalmente aí: saber encontrar seu melhor equilíbrio entre atividade e descanso, trabalho e família, paixão e dinheiro, metas de curto e longo prazo, fazer ou deixar para depois. 
Não há uma receita de certo e errado quanto a isto. Depende de onde você quer chegar, de como e onde você está, do seu passado, do que você acredita, seus medos, receios, esperanças, sua força de vontade... Deve estar ciente de que sempre será uma questão de escolha: ao dedicar mais tempo para uma área, deixará outra com menos tempo e atenção e energia. Equilibrar não significa dividir ao meio: significa encontrar uma combinação de forças que te levem aonde você quer chegar. 
Perceba que sem saber para onde você quer ir, qualquer lugar serve. Por isto você precisa de prioridades: são todas as coisas que você crê o sabe que te levarão aonde você quer chegar. Utilize seu tempo (e não simplesmente o ‘gaste’) naquilo que te fará alcançar o que você acredita ser muito significativo para sua vida. 
Outra tarefa importante é saber lidar com a culpa de não ter tempo para as outras coisas, que não são sua prioridade. Aprenda a lidar com isto. Se você quer alcançar algo que é muito importante, saberá lidar com o peso de não ter tempo para outras coisas que, mesmo importantes, ou prazerosas, não te levarão para o lugar que você quer chegar.
Pense nisto!
Até amanhã!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...