Translate

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pessoas Eficazes 6: Tenha SEMPRE intervalos para DESCANSO!

Não improvise na hora do descanso. Trabalhar ininterruptamente não é garantia de um trabalho melhor, muito pelo contrário. Conforme começamos a trabalhar, temos um pico de produtividade e de motivação, que começa a decair depois de certo tempo, caso você não dê uma parada para descanso. Pequenos intervalos são necessários para prolongar este período de ‘pico’ de produtividade e motivação, afinal você não é uma máquina.
Certamente você já deve ter assistido a uma corrida de Fórmula 1. Já percebeu como em determinados períodos das provas os pilotos tem que economizar combustível, forçar menos o motor ou ir administrando a vantagem que tem para não perder? Se até um carro de fórmula 1 precisa destes cuidados, imagine seu corpo!

Saia de sua mesa ou de onde você realiza sua tarefa quando se sentir muito cansado, ou a intervalos regulares pré-programados (marque em um relógio para que não esqueça), e relaxe por pelo menos cinco minutos. O ideal é fazer isto a cada hora e meia, no máximo. Não adianta só se levantar e ficar próximo do trabalho: o objetivo é tirar sua mente do trabalho e dos problemas por alguns minutos, e você não conseguirá isto olhado para o memorando que estava prestes a começar a escrever!
Se não conseguir sair por excesso de trabalho intercale trabalhos mais prazerosos e menos cansativos entre aqueles mais intensos e que exigem maior concentração. Não é o ideal, mas isto já auxilia muito. Aproveite que tem que falar com determinado funcionário e vá pessoalmente fazer isto ao invés de ligar... assim você relaxa por alguns minutos, quebra sua rotina em frente ao computador e ainda tem a ‘desculpa’ de realizar uma tarefa de trabalho. Aja assim sempre que puder, e verá, quebrando as longas rotinas de trabalho intenso, que seu cansaço diminuirá muito. É assim que agem as pessoas altamente eficazes!
Até a dica de amanhã!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...