Translate

terça-feira, 14 de outubro de 2014

DIREITOS DA PESSOA COM CÂNCER

Você sabia que todo paciente de câncer tem uma série de direitos, isenções de impostos e de compra de veículos, de saque de FGTS e PIS/PASEP, quitação de imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação, a exames gratuitos específicos pelo SUS ou pelo seu plano de saúde, dentre outros?
Para apoiar e auxiliar o paciente diagnosticado com câncer, o Hospital A.C. Camargo editou esta cartilha revisada, que reúne "Os direitos do paciente com câncer" que segue abaixo.
Essa compilação de legislações trata dos direitos das pessoas portadoras de câncer e/ou de doenças graves, sendo que o seu objetivo é facilitar o entendimento e auxiliar no processo de solicitação dos benefícios previstos em lei, que podem atenuar os impactos financeiros e sociais dos pacientes oncológicos.
Divulgue esta página, compartilhe nas redes sociais, é importante que todo paciente de câncer saiba de seus diversos direitos e amparos legais:

Download da Cartilha Completa

Edição Atualizada e Revisada.
Abril/2009
Copyright A.C.Camargo Cancer Center - Fundação Antonio Prudente
Lino José Rodriques Alves et al

Principais dúvidas sobre o câncer

1 - Câncer de Mama - Histórico famíliar, ser mulher e estar envelhecendo são considerados atualmente os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama. Quais outros fatores podem estar relacionados com o aparecimento da doença?
R - Primeira menstruação antes dos 12 anos e menopausa acima dos 55 anos.
2 - Câncer de Próstata - Aliado ao exame de PSA, o exame de toque retal é importante para diagnosticar o câncer de próstata. De modo geral, a partir de que idade recomenda-se realizar o exame?
R - Anualmente a partir dos 50 anos de idade e a partir dos 40 anos para negros e pessoas com histórico de câncer de próstata na família.
3 - Câncer de Estômago - O câncer de estômago, também conhecido como gástrico, é o 5º mais incidente no mundo, acometendo principalmente homens entre 50 e 70 anos de idade. Os sintomas mais comuns são dores, náuseas, sensação de empachamento e refluxo ácido. Qual é a melhor atitude para evitar os sintomas e prevenir a doença?
R - Manter uma dieta rica em frutas e verduras, não fumar e consultar um médico.
4 - Câncer de Intestino - A colonoscopia é o principal exame para o rastreamento do câncer colorretal e recomenda-se que todas as pessoas acima dos 50 anos de idade o realizem. A prevenção, combatendo os principais fatores de risco, também é importante. Os principais fatores de risco, são:
R - Consumo excessivo de carne vermelha, tabagismo e etilismo
5 - Câncer de Pulmão - Entre 80% e 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao consumo do tabaco. Estima-se que o risco de um fumante desenvolver câncer de pulmão é de cerca de 20 a 60 vezes maior que o risco de um não fumante. Qual a probabilidade para o fumante passivo desenvolver a doença em relação a uma pessoa não exposta a fumaça do cigarro?
R - Aumenta em 30%.
6 - Câncer de Pele - O sol é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele em indivíduos susceptíveis e a prevenção é o primeiro passo. Qual a forma de prevenção para evitar a doença?
R - Usar diariamente proteção mecânica (roupas, chapéu) e bloqueador solar.
7 - Câncer de Colo do útero - O vírus HPV é o fator causal do câncer de colo de útero em 99,7% dos casos. Qual a melhor forma de prevenção e o principal exame recomendado anualmente às mulheres para rastrear lesões pré-malignas da doença?
R - Proteção nas relações sexuais e Papanicolau
8 - Câncer de Ovário - O câncer de ovário é silencioso, demora a apresentar sintomas e cerca de 75% dos casos têm o diagnóstico quando a doença já está avançada. A maior incidência desse tumor acontece em:
R - Mulheres na menopausa
9 - Hereditariedade e fatores de risco - Sabendo que hábitos de vida e mudanças causadas por fatores externos (substâncias químicas, irradiação, vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas) podem determinar o aparecimento do câncer, qual a afirmação correta?
R - Praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, não fumar e não beber ajuda a prevenir a doença.
10 - Efeitos colaterais da quimioterapia - A quimioterapia é uma modalidade de tratamento que utiliza medicamentos específicos para a destruição das células cancerosas. Sobre a quimioterapia é correto afirmar:
R - Náusea, queda de cabelo, infecção e mucosite são efeitos colaterais do tratamento.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...