Translate

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Lição 30: ACEITE sua IMPERFEIÇÃO e SEJA FELIZ COM ELA!

A perfeição é para se buscar, nunca para se conseguir. É a meta que você pode ter, que nunca irá alcançar, pois você é humano. Não sonhe demais com nada perfeito, pois estará agindo de forma unilateral em um mundo multifacetado. Mude seu ponto de vista e comece a enxergar a beleza da imperfeição.
Consideramos algo perfeito apenas por um ponto de vista. Nada é totalmente perfeito, sob todos os ângulos. Mas gostamos de criar fantasias em que tudo no mundo ocorre como gostaríamos que ocorresse, onde pessoas agem e são como queremos que sejam, onde temos tudo o que desejamos e não encontramos nada que não gostemos. É bom sonhar. Mas em algum momento devemos colocar os pés no mundo real, e é neste momento em que nos decepcionamos e achamos que tudo está errado.
É difícil admitir a própria infantilidade. Sim, este é um tipo de pensamento infantil, mas não considere isto uma ofensa. Todos evoluímos, e você que está com mais de 30 anos de idade já teve tempo suficiente na vida para entender que não devemos abandonar nossos sonhos de um mundo perfeito e pessoas perfeitas, mas no mundo concreto, que muitas pessoas chamam de mundo ‘real’, as pessoas podem pensar, agir e serem diferentes do que gostaríamos que fosse, e isto não é ruim.

Quanto mais limitamos nossa percepção do que é belo, perfeito ou justo, mais julgamos que o mundo está feio, imperfeito ou é injusto. Imagine que cada um dos bilhões de pessoas neste mundo (sem contar os animais, as plantas e todos os demais seres vivos do planeta) agem independentemente da sua vontade. Tem vontades, necessidades, ações próprias, e você não é capaz de conhece-los ou controla-los pelo simples ‘querer’.
Olhando por este ponto de vista, tudo é imperfeito. E que bom que seja assim. Temos um mundo enorme a desbravar, bilhões de pessoas, coisas e lugares a conhecer, e a cada momento eles podem ser diferentes do que imaginávamos. Podemos aprender com eles, tanto quanto eles conosco. Não esqueça nunca que a imperfeição está ligada à evolução: só evolui o que pode melhorar, e só melhora o que não é perfeito. E ainda assim: quem disse pra você o que é perfeito, já parou para pensar?
Portanto, nunca seremos perfeitos, pois (acredito) sempre podemos evoluir a cada minuto. E se não bastasse, o que achamos ser perfeito hoje pode não ser amanhã. O que acreditamos ser melhor hoje, pode não ser amanhã. Seu sonho de hoje pode ser outro, amanhã. Pense nisto!

Sua vez...


E você? Se tem mais de 30 anos, qual lição você diria que ficou marcada na sua vida e que não estava entre as 30 que postamos nestes últimos 30 dias? Dê sua opinião abaixo:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...