Translate

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Não se lamente (16) tomando decisões e agindo apressadamente

Cada coisa neste mundo tem seu tempo, seu ritmo. Muitas vezes queremos que as coisas aconteçam ao tempo de nossa vontade, e esquecemos do ritmo natural das coisas. Mas além disto, muitas pessoas não sabem diferenciar a paciência da displicência. Outras atropelam o tempo do mundo,
Ser paciente não é simplesmente esperar. Paciência é a capacidade de manter uma boa atitude enquanto trabalha duro para conseguir o que você tanto quer. Quem espera as coisas acontecerem sem se esforçar para que aconteçam, estes sim são displicentes. E quanto aos apressados, vale a regra que um amigo me contou que sempre estava escrita na entrada do departamento de manutenção de máquinas de uma certa montadora de automóveis onde ele trabalhou: “faça devagar porque eu estou com pressa”.

Quando agimos com pressa, estamos mais movidos pela emoção do que pela razão. E infelizmente, a emoção quase sempre não combina com a perícia e a perfeição de ações racionais, complexas e muito técnicas. A emoção distorce o raciocínio, o que pode entrar em conflito com algum objetivo que você tenha em mente quando tem pouco tempo para realizar uma tarefa. A emoção pode fazer com que você se preocupe muito mais em concluir a tarefa do que fazê-la perfeitamente, como deve ser feita. E aí, o que foi feito com pressa deverá ser consertado bem devagar...
Use o tempo que for necessário e possível para tomar suas decisões e agir. Decisões necessitam levantamento de informações, e nunca teremos 100% de todas as informações, de todas as variáveis, para tomar uma decisão importante. Aliás, é por isto que é uma decisão, pois acarreta escolha entre mais de uma alternativa possível.
Não aja por impulso, tampouco tente acelerar o que tem seu próprio tempo de realização. Mas o que puder fazer agora, faça! Se tiver tempo para levantar mais informações, levante. Esta é uma maneira inteligente de usar o tempo a seu favor, e também de não jogá-lo fora simplesmente por sua ansiedade.
Pense nisto!

Até amanhã
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...