Translate

domingo, 26 de outubro de 2014

Não se lamente (19) por não ajudar os outros quando podia fazê-lo

Ninguém pode dar o que não tem. Por esta razão, se você tem paz no coração, se sente amado(a), respeitado(a), valorizado(a), se consegue viver suficientemente bem com o que tem, então é capaz de ajudar outros que estão longe de ter esta condição mínima que você conquistou.
Ajudar é dar a mão quando você está em pé e o outro caído. É falar o que é necessário para levantar a autoestima daquele(a) que não confia mais em si próprio(a). É dar ao outro aquilo que ele tanto necessita, e que você sabe que mais à frente conseguirá ter outro. É procurar a pessoa que pode fazer algo por quem está precisando, quando não se pode fazê-lo diretamente.
Quando você tem condições de fazer a diferença na vida de uma pessoa (seja sua conhecida ou não) e não o faz (por preguiça, por vingança, por querer demonstrar a si mesmo(a) o poder de influência que tem, você não apenas está sendo injusto, mas também estará destruindo aos poucos sua própria auto reputação, o que terá efeitos diretos no seu inconsciente, e futuramente, na sua própria autoestima, auto respeito, e na sua própria felicidade.

Não pense que o que se passa na sua cabeça ao tomar uma decisão estas (de não ajudar quando se pode fazê-lo) sairá incólume de si próprio(a). Pois não vai. Temos um forte mecanismo de auto regulação psíquico, montado especialmente para fazer-nos lembrar quem somos e como somos (como seres humanos).
Somos seres coletivos, capazes e ansiosos por ajudar um ao outro, sem competitividade, sem agressividade, capazes de proteger ao outro até mais que a nós mesmos. Sim, não apenas somos ‘capazes’ disto, somos assim, esta é nossa essência.
Quando fugimos deste comportamento, fugimos de nossa essência. Certamente o Self (nosso centro regulador interno principal) te fará se lembrar quem é e que deve voltar ao caminho correto. Não tente ser mais esperto que a vida. Ela é muito mais experiente que você!
Pense nisto!
Até amanhã


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...