Translate

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Não se lamente (20) esquecendo suas raízes e aqueles que te apoiaram

Goste ou não, seu passado te fez quem é hoje, e estará na base de quem será amanhã. Tentar esconder seu passado não é apenas faltar com o devido respeito e reconhecimento para quem te ajudou a chegar onde chegou. É também cortar suas raízes, seus valores, tudo que aprendeu. E uma árvore firme sem raízes fortes não fica em pé nas grandes tempestades, lembre-se disto!
Em geral, as pessoas envergonham-se de seu passado não porque querem, mas porque sentem vergonha frente ao julgamento dos que estão à sua volta atualmente. É comum quando aquele(a) que viveu em condições difíceis na infância, ao galgar degraus maiores na vida pessoal e profissional, sinta vergonha de citar seu passado para aqueles que vieram de condições melhores que as suas. É comum, mas não é o certo.

Se ter uma origem diferente te faz diferente dos que estão à sua volta, então SEJA DIFERENTE! Não negue sua origem, da mesma forma que quem te criou quando criança não te negaria. Da mesma forma que quem cuidou de você quando precisou não negaria. Da mesma forma que todos aqueles que te ensinaram o que hoje você sabe, não te negariam. Um ser sem passado não existe.
O futuro não apagará seu passado. Aprenda, então, a conviver com ele, se te desagrada. Todos temos coisas das quais não nos orgulhamos na nossa história pessoal. Mas elas, de uma forma ou de outra, te trouxeram até aqui, e é a partir daqui que você construirá o seu futuro. Convença-se disto e gastará muito menos energia tentando esconder o que estará marcado na sua pele eternamente, queira você ou não. E são estas marcas que farão seus descendentes, sua família, seus amigos te reconhecerem e se lembrarem de você, bem ou mal.
Pense nisto!

Até amanhã
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...