Translate

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Não se lamente (22) deixando de cuidar de sua saúde

Nosso corpo tomamos emprestado do mundo, e teremos que devolvê-lo a qualquer momento, quando exigido de volta. Em geral, quanto melhor cuidamos dele, mais tempo a vida nos deixa ficarmos mais tempo com ele. Mas é um empréstimo. Muitas vezes esquecemos disto, sendo displicentes na alimentação, não fazendo atividades físicas, esquecendo de ir regularmente ao médico... tudo como se houvesse alguém cuidando dele... e esquecemos que este alguém somos nós mesmos.
Se você teve a sorte de ter um corpo e uma saúde que lhe permite minimamente fazer coisas que quer fazer, que gosta de fazer, ser uma pessoa ativa e razoavelmente independente... então agradeça à vida cuidando bem deste instrumento que ela lhe deu. Não adianta se lamentar quando estiver aguardando para ser atendido pelo médico. Não adianta reclamar aos céus quando surgir alguma doença grave e você achar injusto ter que refazer todos os seus planos porque deve tratar-se de algum problema. Muitas vezes é apenas um chamado, para que dê mais atenção ao seu corpo. Ele costuma avisar muitas vezes antes de dar uma pane geral e te deixar na mão. Preste atenção aos avisos que ele dá.

Se você aumentar sua percepção e sensibilidade para os avisos que seu corpo te envia, começará aos poucos a perceber uma considerável relação entre sua saúde corporal e saúde mental. Perceberá que os problemas da mente afetam seu corpo, e vice-versa. E perceberá que quando se fala de saúde, deve-se percebê-la de maneira integral: mente e corpo. Se descuidar de um, o outro sentirá de alguma forma, certamente.
Cabe lembrar também que cuidar de si próprio não é apenas sinal de respeito consigo mesmo, mas também com todos que te amam e te querem bem. Quanto sofrimento os filhos não passam quando percebem seus pais doentes? Quanta angústia não sente uma mãe com os problemas de saúde dos filhos, mesmo que sejam maiores de idade? E um esposo/esposa? Pense nisto, reflita, e perceba que a felicidade e qualidade de vida sua e de todos à sua volta dependem de cuidar-se mais, tanto da saúde corporal quanto mental.

Até amanhã!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...