Translate

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Não se lamente (3) por ficar calado: FALE ! Não esconda o que quer e precisa falar. Você pode fazer a diferença!


Conforme o tempo passa (digo por experiência própria) passamos a dar muito mais importância aos fatos e às ações, que às palavras. Descobrimos que palavras são meios, não fins. Mas as pessoas confundem o silêncio natural das pessoas sábias com a passividade e aceitação de tudo que ocorre à sua frente.
Sábio não é aquele que nunca fala nada. É aquele que fala na hora certa, exatamente o que se precisa falar, para a pessoa certa. Tanto quanto se arrepender das palavras mal ditas (sim, tudo que é mal dito também é maldito...) omitir uma palavra quando você poderia fazer a diferença é deixar morrer dentro de si talvez a única semente de cuja árvore outros poderiam se beneficiar no futuro através de seus frutos.

Não ache que você não tem responsabilidade quando não diz nada. Pois tem sim. Independentemente de você se preocupar ou não com a pessoa, se suas palavras podem alertá-lo(a) de algo, ajuda-lo(a), orientá-lo melhor, então faça. O arrependimento de fazer a sua parte e não ser ouvido é muito menor do que ver alguém se dando muito mal sabendo que poderia ter feito algo.
Se se trata de pedir desculpas, ou falar que gosta muito de alguém que nem desconfia disto, também não se cale. Muitos corações por vezes são quebrados que não são ditas. Se você pode tentar mudar uma sensação, uma percepção, uma situação... então tente, fale. Claro que você deve evitar falar de qualquer jeito. Na medida do possível, pense antes como e quando irá falar. Mas não engula palavras que são importantes. Se falar e se comunicar não fosse importante, não teríamos boca nem ouvidos. Pense nisto!

Até amanhã!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...