Translate

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Não se lamente (8) por desperdiçar o seu tempo – ele é muito precioso!

Há pelo menos uma grande razão pela qual você deve, ao acordar todas as manhãs, considerar conscientemente e calmamente o que pretende fazer durante o dia. Ao contrário de outras coisas da vida, como o amor, dinheiro, respeito, saúde, esperança, oportunidades... coisas estas que podem ser perdidas mas reconquistadas no futuro, o tempo não. Uma vez que se foi, o tempo nunca mais irá voltar.
Ao mesmo tempo em que você deve planejar seu tempo, não o engesse considerando ‘prioridades’ somente através de um ponto de vista. Trabalhar é importante, mas ter tempo para sua família também. Descansar é importante, mas ter tempo para estudar também. Fazer as tarefas domésticas é importante, mas fazer exercícios e cuidar de sua saúde também é.
Não há uma regra a considerar o que é mais ou menos importante para todas as pessoas. Tudo depende do seu maior objetivo nesta vida. A partir dele, organize as demais prioridades, mas esteja sempre aberto(a) a desvios de rumo, a mudanças de objetivos, à redefinição de prioridades. Como saber se precisa mudar o rumo? Bom senso, sensibilidade, intuição... tudo aquilo que as pessoas mais racionais tentam evitar por querer uma resposta curta e simples para tudo... só vivendo, sentindo, passando pelos problemas da vida você saberá a hora de mudar ou não de rumo.

Ter um rumo é já estar predisposto a organizar seu tempo em prol de um objetivo maior, de longo prazo. Para quem não tem rumo, qualquer destino serve. Não seja um barco à deriva: depois que o mar te levar para longe da costa, não adianta se lamentar dos ventos e das correntes do mar. Quando você deixa a maré te levar, sem rumo, não apenas você deixa de trabalhar o tempo para chegar aonde quer chegar, mas também corre o risco da vida te levar para ainda mais longe, e ter que percorrer uma distância maior ainda no futuro para alcançar o destino.
Programe seu dia. Isto te deixará menos ansioso, fará suas tarefas renderem mais, e acima de tudo, dará um significado maior às mais simples tarefas, pois você conseguirá entender que todas elas fazem parte de seu trabalho diário até conquistar o tão sonhado objetivo de sua vida. Pense nisto!

Até amanhã.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...