Translate

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

TESTE de ASSERTIVIDADE : Avalie agora o quanto você é assertivo(a)!

Você sabe expressar claramente, de maneira apropriada e honesta, seus pensamentos, sentimentos, vontades, crenças, respeitando as outras pessoas e a si próprio(a)? Saiba que quanto mais assertiva é uma pessoa, menor seu grau de ansiedade e agressividade, e melhor sua auto-estima. Pessoas assertivas sabem dizer não quando é preciso. Não se sentem constrangidas em dar sua opinião ou contrariar (com respeito) o que outros tentam lhe impor contra sua vontade, independentemente de quem seja. Um maior grau de assertividade também está ligado a um maior grau de respeito próprio, de objetividade (pessoas que sabem o que quer e pensam objetivamente como alcançar seus objetivos) e uma melhor estrutura de ego (suportam críticas e contrariedades com mais resiliência: capacidade de retornar ao seu 'centro' após alguma situação diversa). 
Pessoas com baixa assertividade tem maiores problemas com relação à adaptação social e, consequentemente, no atingimento de seus objetivos, no que dependa de sua interação com outras pessoas. Geralmente confundida com timidez, a baixa assertividade é muito além disto: é a incapacidade da pessoa fazer um contraponto entre suas vontades, objetivos e pensamento e o que o mundo lhe impõe através dos outros, e com uma fragilidade egóica acaba por se submeter às mais diferentes pessoas e situações.
Faça agora o teste de assertividade e reflita sobre seu próprio comportamento diário e o quanto ele pode afetar suas metas e conquistas na vida!
Clique uma resposta para cada pergunta, de acordo com o que você sente ou percebe em si mesmo(a) dos comportamentos/situações indicados. Após a última questão, clique no botão 'Resultado'. Clique no botão 'Imprimir' para ter seu resultado impresso. (Este questionário pode não funcionar em navegadores de aparelhos celulares, dependendo do modelo):
Aguarde enquanto a caixa abaixo com o questionário se abre (pode demorar um pouco).



O teste acima foi baseado no conteúdo do livro 'Seja Assertivo', de Vera Martins. Este e os demais testes e conteúdos deste site não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional psicólogo ou psiquiatra. Somente estes profissionais poderão diagnosticar e avaliar o melhor tratamento para seus transtornos, distúrbios ou disfunções.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...