Translate

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Não se lamente (28) negando seus erros



Se há uma grande utilidade para nossos erros, ela é o aprendizado. Aliás, vários teóricos da educação concordam que o erro é muito mais importante para se aprender que o acerto. Ele permite uma visão maior do que você fez e de como deve ser feito, que quando você acerta de primeira.
Não tenha medo de errar, nem se lamente ou negue que errou. Admita que errou o mais rápido que puder e tente novamente. É perder tempo ficar se lamentando ou tentar encobrir que não foi capaz de acertar. Todos erramos alguma vez na vida, de uma forma ou de outra. Não será diferente com você. Se não errou ainda, em algum momento errará, e isto é normal e natural.
Qual o seu medo de errar? Teve pais severos? Criou uma imagem extremamente irreal de si mesmo? É perfeccionista ao extremo? Teme a crítica? Odeia ser julgado(a)?
Perceba que o medo de errar encobre outros problemas, de ordem pessoal, que podem prejudicar diversas áreas de sua vida, não apenas o aprendizado. Errar, aceitar que errou, analisar o que errou para aprender, são coisas extremamente naturais e ninguém de bom senso te criticará ou te julgará por isto.
O erro também significa que você não atingiu o objetivo determinado, ou não o fez da maneira pré-determinada. Mas várias descobertas foram feitas através do erro. Procure saber como Thomas Edison descobriu a lâmpada elétrica, e outras de suas descobertas. Se ele tivesse parado de tentar no primeiro erro, praticamente todas as suas invenções não teriam saído do papel.
Seja mais complacente consigo próprio(a). Tolere seu erro. Ria de si mesmo e busque aprender. Da próxima você não irá errar. Pense nisto!

Até amanhã!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...