Translate

sábado, 8 de novembro de 2014

Não se lamente (32) discutindo e reclamando

Nesta etapa de sua vida já deve ter percebido que o mundo não é perfeito. Que o mundo que gostaríamos que existisse é bem diferente do mundo real. Que muitas coisas gostaríamos que mudassem, e ainda que a maioria delas não depende apenas de nossa vontade. Se você já se conscientizou disto, não terá muito problemas para entender que discutir e reclamar excessivamente só dispersa sua energia e impede que você continue progredindo.
É tudo uma questão de prioridades. Não temos o tempo e a energia de nossa vida ilimitados. E ilimitadas serão as coisas na vida que gostaríamos de mudar. Ilimitadas são as ações e atitudes que outras pessoas poderão tomar nos afetando, sem que elas se importem com os efeitos sobre nós. Claro que em algum momento você será obrigado pelas circunstâncias a lutar pelo seu direito, pelo que é certo, e tentar resolver isto conversando, discutindo e até reclamando. Mas não creia que este é o melhor (ou o principal) meio de se resolver os problemas da vida. 
Infelizmente (e isto se percebe facilmente no mundo de hoje), apesar de ainda acreditar que as pessoas certas e corretas são a maioria, os que agem errado são mais autoafirmativos e incisivos em suas ações. Perceba que uma grande ação errada pode por a perder milhares de pequenas boas ações de diversas outras pessoas. E isto está se tornando comum hoje, pelo pouco valor que se dá atualmente às pequenas ações, em todas as áreas.
Além disto, com o mundo da informação, cada vez mais as pessoas buscam argumentos para se justificar, e não para dialogar. Você pode ficar horas e horas tentando argumentar com determinados tipos de indivíduos, com os melhores e mais profundos argumentos sobre determinado tema, e ela poderá tentar sair pela tangente com os mais estapafúrdios argumentos que quiser. A autoafirmação hoje está acima da coerência e do diálogo, infelizmente.
Então, use melhor seu tempo: aja mais e discuta menos. Faça mais e reclame menos. Diversos apresentadores de televisão fazem sucesso recriminando a violência, mas suas palavras em nada ajudam a fazer uma sociedade mais pacífica. Pessoas reclamam da corrupção dos políticos, mas sonegam impostos e infringem as leis de trânsito. Muitos reclamam da falta de educação e respeito ao próximo, e estacionam seus carros irregularmente nas vagas de idoso e deficiente. O mundo (e sua visão de um mundo melhor) precisam mais de ações e menos de palavras. Verá que viver desta forma fará com que se sinta muito melhor. Pense nisto!
Até amanhã.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...