Translate

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Liberte sua mente (4): Crie seus hábitos diários saudáveis

Você será a pessoa que decidir ser no seu dia a dia. E se pudéssemos, ao final de uma vida, analisar a quantidade de grandes momentos, comparativamente aos momentos simples do dia a dia, veríamos que quase a totalidade de nosso tempo é feito de pequenas ações, muitas delas que repetimos e repetimos, às vezes sem saber, sem analisar se nos é bom ou ruim, sem tentar melhorar ou mudar. 
A forma com que você gasta seu dia é a mesma com que gasta sua vida. Não paramos para pensar mas um dia é uma pequeníssima parte de uma vida, e tudo o que você repete no dia a dia ganha uma grande proporção quando você analisa todo o tempo em que viveu e viverá. 
Um grande prédio precisa de milhares de pequenos esforços de várias pessoas, até se transformar de uma pilha de tijolos individuais em uma construção organizada e habitável. Um relacionamento, uma família, formar-se na universidade, conseguir o emprego que realmente te realiza... tudo isto não se consegue com uma única ação rápida e certeira... e sim de pequenas ações repetidas diversas e diversas vezes. 
Pense: você está disposto a gastar um pouco do seu tempo todos os dias, de hoje em diante, para fazer o que muitos não fazem, mas para conseguir no futuro o que realmente você quer?
Se eu somasse todo o tempo que passei estudando nos últimos anos, comparativamente a outras pessoas que há dez anos tivessem as mesmas condições que a minha para progredir e conseguir o que queriam, certamente veria que enquanto a maioria deles esteve viajando, na praia, no shopping, no cinema, passeando, em 'baladas'... na maior parte deste tempo eu estava estudando. Foi a escolha que fiz, para conseguir chegar onde queria, e hoje não me arrependo.
Algumas pessoas me perguntam: mas você pode ter perdido a chance de 'curtir' sua vida mais jovem... e eu digo: depende muito da noção de cada um do que é 'curtir' a vida. O que realmente você quer da vida? Se realmente deseja algo, chegar a algum lugar, terá que se mover até lá. E como o ser humano tem o hábito de ter grandes sonhos (isto não é algo ruim), nossa limitação física, mental e temporal pode ser ampliada quando somamos pequeninos tijolos no dia a dia, até construir um prédio imenso. 
Certamente é difícil chegar tão longe quanto desejamos chegar. Mas se dividir seu esforço por pequenas ações diárias, seu hábito fará com que sua caminhada até o objetivo seja algo natural na sua vida. Fará com que seu objetivo se integre à sua rotina, a você mesmo(a). Hábitos saudáveis, que te ajudem a ser quem realmente quer ser, como estudar um pouco mais todos os dias, sair com a família com mais frequência, participar diariamente da vida de seus filhos, caminhar... podem se tornar coisas naturais e pouco sacrificantes para você, se fizer disto algo natural e diário. Seus hábitos podem te aprisionar ou te libertar. Basta você querer mudá-los.
Pense nisto!
Até amanhã!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...