Translate

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Não se lamente (37) deixando de conhecer novas pessoas e lugares

Quando ficamos muito tempo no mesmo lugar, inconscientemente passamos a crer que aquela é a única forma de se viver, de entender o mundo, de agir e de pensar. Isto vale para o trabalho em uma empresa, para viver em uma cidade, em um país, em uma cultura, em um povo. 
Temos a tendência a nos identificarmos cada vez mais com o grupo no qual estamos inseridos, e com isto impedimos novas formas de ver a vida e outras pessoas. Nos fechamos em um mundinho que nos faz sentido, fazendo com que o significado da vida seja cada vez mais limitado, fechado, sem opções, do tamanho deste mini mundo.
Conhecer novos lugares, novas pessoas, novas formas de pensar, não apenas é saudável, é muito necessário. Viaje, mude de atividade e de setor, de empresa e de cidade, se for necessário e se puder. Busque conhecer pessoas que pensem diferente de você. Abra-se para novas formas de ver a vida e o mundo. Veja quantas oportunidades e quantas cores diferentes existem ao seu redor. A vida não se resume à sua mesa, computador e cadeira ajustável. Há muito mais lá fora.
Acontece que não gostamos de arriscar. Não gostamos de ser contrariados. Não gostamos de ter que mudar de nossa rotina, de nosso pequeno conforto diário. Apesar disto, reclamamos, notamos a falta de significado e sentido. Mas nada fazemos para mudar. Queremos mudança, mas criticamos quem pensa diferente de nós. Queremos algo diferente, mas fazemos sempre o mesmo. 

Se você não pode viajar, procure coisas e pessoas diferentes próximas a você. Verá que no meio da multidão há histórias de vida incríveis. Toda vida, se tivermos paciência de escutar, é uma aula de sobrevivência, de lutas, de angústias, de vitórias, perdas, de buscas. Basta querer ouvir, e estar aberto a trocar experiências.
Haja diferente. Você pode fazer diferente desde já, com as mesmas coisas, pessoas e rotina de hoje. Basta querer. Saia do comportamento de manada ao seu redor. Comece a agir diferente, como você gostaria que fosse, mas nunca tentou. As pessoas e lugares diferentes podem ser estas mesmas que estão ao seu redor, mas que você nunca teve paciência ou tempo para conhecer e para interagir. 
Até amanhã! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...