Translate

sábado, 10 de janeiro de 2015

Liberte sua mente (1): Seja SELETIVO e CONTROLADO com o que CONSOME

Você está sendo vigiado 24 horas por dia. Seus padrões de compra, de comportamento, suas informações pessoais, o que gosta de ler e estudar, seus hábitos, mesmo os off-line (fora da internet) estão sendo monitorados, arquivados e organizados, e o principal uso não é para a sua segurança. Os maiores gastos são de empresas que querem canalizar seu marketing, suas estratégias de venda, criar produtos que induzam sua compra, com sua consciência de que precisa realmente dele ou não. 
Neste atual cenário em que vivemos, o 'cidadão perfeito' é aquele que faz compras impulsivas, consome alimentos pouco saudáveis (comida de preparo rápido com muitos conservantes ou fast-food), sedentários (que possam ficar a maior parte do tempo em frente à televisão ou à internet expostos à seu marketing.
Este tipo de marketing não está voltado a um mundo melhor necessáriamente (mesmo que tentem dar esta imagem), mas sim diminuir seu nível crítico até que você se convença a comprar seus produtos e pagar pelos seus serviços. É uma forma de controle mental praticada publicamente todos os dias, cujo objetivo é o crescimento e desenvolvimento de grandes corporações, e não o seu.
Não se trata de parar de consumir produtos industrializados ou serviços, até porque isto é impossível. Mas pense: você tem a possibilidade de comprar coisas que realmente beneficiam você e aqueles a quem você ama. Você pode comprar bens e serviços que não prejudicam o mundo, outras pessoas, o meio ambiente. Você pode QUERER NÃO COMPRAR algo que REALMENTE NÃO PRECISE, mesmo que todos à sua volta digam que você precisa.

Gosto muito de um livro, do renomado Dr. Milton Santos, um dos mais renomados geógrafos do mundo, chamado 'Por uma outra globalização'. Lá ele explica, dentre outras coisas, a visão deturpada do que acreditamos ser 'tecnologia', e de como nossa sociedade atual move-se para frente, jogando terra pelo que tinha antes (apenas para comprar, consumir, comprar e voltar a comprar...). Você é mais do que isto. Viva simples, viva com o que você precisa realmente para viver. Te garanto que não é preciso de muito para viver e ser feliz, desde que você perceba o que realmente precisa, o que é importante para você. Verá que muitas vezes ter isto ou aquilo não vai tornar sua vida melhor. Encare a propaganda e a opinião das pessoas como uma mera fonte de informação, totalmente PARCIAL, da qual a palavra final sobre a decisão de comprar, adquirir ou ignorar é sua, somente sua.
Pense nisto!
Até amanhã.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...