Translate

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Pessoas tóxicas 1: prossiga sem elas

Conhece pessoas que constantemente destroem o clima emocional de um ambiente, pessoas que conseguem acabar com seu equilíbrio e energia, pessoas que te incentivam para tirar tudo de você e quando mais precisa te ignoram? Estes são exemplos de pessoas tóxicas.
Este tipo de pessoa é cada vez mais comum, devido ao pensamento comum maquiavélico de que ‘os fins justificam os meios’... e para piorar, o único fim que estas pessoas sabem focar é seu próprio umbigo.
Mas não sofra na mão destes vampiros sociais. Deixe-os intoxicarem-se com seu próprio veneno. Quem os alimenta é quem lhes dá energia, e por isto, quanto mais atenção, ajuda e tempo você lhes der, mais preso a elas e à sua toxidade também estará.
Deixe por um momento de lado sua compaixão, sua paciência, seus conselhos e sua atenção, pare por alguns minutos de se importar com esta pessoa e pergunte a si mesmo(a): “Preciso desta pessoa em minha vida?”

A resposta virá de maneira clara, esteja certo(a) disto. Nada como parar por alguns minutos e ouvir sua própria voz interior. 
Deixar as pessoas tóxicas seguirem sozinhas não significa odiá-las: significa sim que você preza sua própria saúde, seu próprio futuro e às pessoas que realmente se importam e cuidam de você. Quanto mais atenção e energia você dá para as pessoas tóxicas, menos estará disponível para aqueles que o(a) ama e lhe querem bem.
Qualquer relacionamento saudável é recíproco. Se não o for, não é saudável: alguém está tentando tirar vantagem do outro. Deve-se sempre dar e receber, deve existir uma troca, não necessariamente nos mesmos termos e no mesmo ritmo... mas deve ser algo recíproco e fazer bem a ambos. Se só um tira vantagem, está na hora da outra parte dar um basta.
Ajudar a fazer o mundo um lugar melhor a se viver passa necessariamente por não ficar próximo de pessoas que o fazem um lugar pior. Pessoas tóxicas alcançarão necessariamente o que buscam, para azar delas. Mentiras, abuso, preguiça, assédio, injustiça, reclamações em excesso e pouca atitude prática... agindo assim elas não irão muito longe. Deixe-as com seus problemas, pois na realidade elas não querem mudar: querem é trazer você para o que elas acreditam ser a realidade, afundando-lhe no lamaçal de angústia, falta de perspectivas e passividade do qual poderiam sair se quisessem. 
Siga seu caminho: há muita gente boa que você encontrará se não ficar parado(a) acreditando que alguém tóxico irá mudar. Deixe-o(a) buscar o que procura. Você e aqueles que se preocupam contigo valem muito mais. Tem um lindo dia de sol lá fora agora.
Até a dica de amanhã!
Adilson Cabral.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...