Translate

sábado, 4 de abril de 2015

Pessoas tóxicas 2: pare de fingir que está tudo OK

As pessoas tóxicas costumam usar de toda uma série de artifícios, em especial abusando de um ‘premeditado’ comportamento temperamental para conseguir um tratamento preferencial... e isto só ocorre porque pessoas  ‘não tóxicas’ querem fazer o possível para equilibrar o ambiente e acalmá-las. Pare imediatamente com isto, se você quiser acabar com este círculo vicioso.
Sei que é mais fácil fazer o que um encrenqueiro quer do que lutar para ser justo e ter que não apenas suportar a mesma retórica ranzinza mas alguém te importunando por horas, talvez dias a fio, mas não se deixe enganar. A facilidade de ceder a uma pessoa tóxica proporciona um alívio a curto prazo que provocará uma longa dor, submissão e dependência a longo prazo.
Pessoas tóxicas nunca mudarão seu comportamento se estão sendo recompensadas para não mudar. Ceder nestes casos é o mesmo que dizer: siga em frente, continue me importunando, me subornando, me ameaçando que eu sempre cederei aos seus caprichos e maus comportamentos. 
Você é o(a) único(a) responsável pela continuidade ou não desta dependência emocional. Folgados só existem porque também existem os ‘explorados’.
Da mesma forma que o primeiro conselho foi ‘siga sem eles’, o segundo é ‘não tolere tampouco perdoe o comportamento tóxico’ sob pena de aumentar-lhe o tamanho a ponto de sufocar-se em meio a tanto abuso e negatividade.
Não basta dizer não. É preciso agir: ignore pedidos excessivos, deixe claro em atitudes quando estiver sendo assediado(a) moralmente (seja no trabalho ou em qualquer outro ambiente), não demonstre gostar de uma situação que muito lhe desagrada, não queira ser o ‘bonzinho’ da turma suportanto aquilo que ninguém mais quer fazer só para manter o clima de coleguismo...  você pode estar neste momento cercado de pessoas tóxicas, e isto não significa que deva abrir mão do que acredita ser melhor para você.
A beligerância contínua, os perdões constantes fazem com que sua boa vontade seja sempre ignorada. Haja com boa vontade com quem merece, não com pessoas que só querem te explorar.
Não caia no ‘falso drama’ ou na ‘negatividade’ das pessoas tóxicas.  São perfeitos atores (muitas vezes até para eles mesmos).  Sua visão de mundo não se alterará por mais que você se esforce para mostrar-lhes que uma boa atitude, trabalho duro e sacrifício pessoal fazem muito bem ao mundo e a si próprio(a). Se algo não está OK deixe isto claro, e não caia nas falsas justificativas e desculpas da pessoa ‘tóxica’. De boas intenções o inferno está cheio, e se realmente eles estiverem interessados em mudar e melhorar, que demonstrem isto com ações, e não com palavras.
Até amanhã!
Adilson Cabral.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...