Translate

domingo, 5 de abril de 2015

Pessoas tóxicas 3: Fale! Não fique calado(a)!

Pessoas tóxicas quase sempre se contradizem. Ou contradizem suas ações com relação às suas palavras, ou mesmo apresentam discursos totalmente contraditórios, de acordo com o sabor da ocasião e seus próprios interesses. Não se surpreenda com isto, é apenas um dos vários sinais que ela apresenta para lhe mostrar quem realmente é.
Pessoas tóxicas farão qualquer coisa para seu próprio ganho pessoal às custas dos outros: intimidação, menosprezo, passar a culpa, impor sua vontade (muitas vezes querendo dar a impressão que ouviu sua opinião)... Não aceite este comportamento, mesmo que venha de alguém hierarquicamente superior a você. Uma coisa é hierarquia, outra totalmente diferente é falta de transparência, de caráter, de justiça, de equidade. Dentre outras coisas, isto também se chama assédio.
A pessoa tóxica tem plena consciência que está fazendo a coisa errada, que está assediando, que não está sendo transparente... e é por isto que ela tenta revestir qualquer situação com uma aura falsa de transparência e idoneidade. Finge ter ouvido sua opinião, finge estar se preocupando com você sua saúde... finge... e se não bastasse, finge mais ainda. Um litro de óleo de peroba não seria suficiente para a cara de alguém assim.

Infelizmente as pessoas assediadas por indivíduos tóxicos tendem a manter a calma até que alguém à sua volta fale, ou muitas vezes, ‘exploda’ depois de suportar até passar de seu próprio limite. Neste ponto, a pessoa tóxica utiliza-se de toda sua artimanha para jogar a raiva de quem falou contra ela própria, fazendo-se de inocente, influenciando o comportamento dos demais, e impedindo que você consiga transmitir a verdadeira mensagem: mostrar a contradição patente entre o que esta pessoa está falando e o que está fazendo.
Por isto mesmo, outro passo necessário para lidar com pessoas assim é falar, e na primeira oportunidade que tiver, a qualquer situação. Não deixe chegar ao limite de sua paciência: fale logo quando puder, e não se importe nem um pouco com a forma padrão que as pessoas tóxicas responde a este tipo de comportamento: costumam, dentre outras coisas, a acusar você de ser temperamental, de nunca aceitar nada, de reclamar de tudo... na tentativa de induzir você a recuar. Não há nada mais temeroso para este tipo de pessoa que ter sua artimanha revelada.
Outra tática é a tentativa de te interromper, ou então de mudar constantemente de assunto: se você está falando da contradição de uma ordem recebida dela... ela invariavelmente poderá querer mudar de assunto, falando de algum erro seu no trabalho... não deixe a conversa se encaminhar para fora dos trilhos... volte para o assunto que você quer discutir, conduza a conversa exatamente sobre o assunto que é importante, simplesmente ignore qualquer tentativa de fugir do assunto como se nem ao menos tivesse sido dita.
Pessoas tóxicas não gostam de ver sua infantilidade, suas contradições expostas. Fale claramente, e sem demonstrar emoção, de maneira clara e objetiva, em que ponto elas se contradizem e no que isto está atrapalhando a comunicação, o trabalho, o relacionamento entre vocês, e entre o ‘manipulador’ e o restante do grupo à sua volta. Não se preocupe se isto irá mudar ou não o comportamento dela, o objetivo principal é desarmar mais uma armadilha mental elaborada por ela e, assim, se não houver melhora, pelo menos todos os à sua volta começarão a se precaver contra seu falso discurso, suas mentiras, suas tramóias, sua ‘acidez’ e ‘toxidade’.
Pessoas tóxicas são manipuladores mentais. Aprenderam isto desde muito cedo (provavelmente manipulavam seus próprios pais quando ainda eram bebês, com choros, manhas ou birras). Acontece que cresceram e não desenvolveram sua capacidade de empatia social, e transformaram-se nestes degradadores de ambiente. Não tenha pena delas (pena é apenas mais um instrumento que ela utilizará para manipulá-lo). O que ela precisa é reconhecer seu mau comportamento e procurar ajuda, e enquanto ela não fizer isto, não é você que irá impô-la contra sua vontade. Só se ajuda a quem reconhece que precisa dela. Pense nisto!
Até amanhã!
Adilson Cabral
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...