Translate

domingo, 12 de abril de 2015

Pessoas tóxicas 7: tire um tempo para si mesmo(a)

Ser forçado a viver ou trabalhar ao lado de pessoas tóxicas faz com que obrigatoriamente você deva ter um tempo para se ‘desintoxicar’. Certifique-se de regularmente obter um tempo sozinho(a) suficiente para relaxar, descansar, recuperar-se.
Tentar buscar constantemente exercer o papel de alguém focado(a), racional, profissional, e ainda ter que ligar com a ‘toxicidade’ de uma pessoa ao seu lado é extremamente desgastante, e se você não tiver muito cuidado, poderá ser contaminado(a). 
Aqui não entra a sua escolha por tolerar alguém por ter algum distúrbio psicológico ou não. Você nunca poderá ajudá-la se não conseguir cuidar de si próprio(a). Um lugar com um mau ambiente se tornará ainda pior se todos começarem a apresentar os mesmos sintomas da pessoa tóxica: exploração do trabalho do outro, mau humor, indiretas, fofocas, ‘cenas infantis’,  infantilidade, falta de profissionalismo, acusações infundadas... 
Em último caso, se o ambiente ficar completamente contaminado a partir de uma única pessoa, talvez não seja mais o caso de tirar umas pequenas férias, e sim de sair definitivamente deste lugar. Sua saúde, sua moral, seu bem estar e o da sua família valem mais do que qualquer salário que te paguem.
Sua saúde mental é sempre mais importante que qualquer teimosia ou insistência em acreditar que algo que está errado (e não por sua culpa) poderá melhorar, quando você sabe que não vai.
Você merece este tempo longe. Você merece pensar de forma pacífica, livre de pressões e de qualquer comportamento tóxico. Nunca se prenda a coisas que lhe fazem mal: resolva quando perceber que já não há mais jeito. Nunca se prenda a problemas a resolver, a limites para defender, a pessoas para agradar. Deixe isto para as pessoas tóxicas, elas são ótimas bajuladoras, adoram tentar mostrar serviço (apenas tentar mostrar...). 
Você tem necessidades, e isto inclui paz, respeito, bem estar, calma... se não lhe proporcionam isto ao seu redor, deixe para aqueles que acham que podem suportar ambientes com pessoas tóxicas. Deixe a vida ensiná-las o que realmente é importante.
Um ótimo dia para você!
Adilson Cabral

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...