Translate

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Voltar a ser feliz 3: apenas 3 prioridades por dia!

Com certeza você deve ter mais que três responsabilidades a cumprir todos os dias. Mas isto não significa que tem que resolvê-las todas de uma vez.
Em um mundo perfeito, idealizado na mente de gente que não viveu (ou pelo menos não vivenciou) experiências suficientes e reais ao lado de gente verdadeira e transparente, você deveria encontrar o foco total para fazer apenas uma única coisa de forma perfeitamente bem, por um longo período de tempo. Você simplesmente colocaria um aviso em sua mesa escrito: "ocupado/a", e enquanto não terminasse o que estivesse fazendo, ninguém mais lhe incomodaria. Você avisaria seus filhos(as), esposo(a), amigos(as) que estaria ocupado em algo, e o mundo aguardaria a conclusão da tarefa a que você se propôs a resolver. 
Tenho certeza que você, como eu, gostaria de fazer o melhor possível tudo a que se propõe a fazer. E por mais que achemos que somos capazes de lidar com várias coisas ao mesmo tempo, não lide com a vida como um constante malabarismo, equilibrando-se entre exigências, problemas a resolver e postergando solução de problemas enquanto resolve os mais urgentes. Estressado(a) você em nada contribui para o equilíbrio das coisas, das pessoas à sua volta, à sua própria vida.
Mas há um meio termo, lidar com a vida da forma como ela realmente funciona. Na maioria dos casos não podemos parar os problemas e exigências à nossa volta, as cobranças, os pedidos de ajuda e a pressão. Mas podemos escolher. Lembre-se: você sempre pode escolher, não é obrigado(a) a aceitar tudo o que lhe exigem/cobram.
Se não pode ser perfeito(a) em tudo, escolha duas ou três coisas todos os dias nas quais irá se dedicar e resolver, sendo que uma delas irá fazer da melhor forma que puder.
Só parta para outros problemas se forem de extrema urgência e necessidade (aqui seu critério é que vale, e não os dos outros... você é muito capaz de discernir o que é realmente urgente ou não, mesmo que outra pessoa venha lhe dizer que é ou não é). Quando alguém vier lhe impor alguma outra prioridade ou exigência, não discuta: sua lista de prioridades é somente sua, guarde-a com você, não é necessário que ninguém mais saiba o que você está priorizando ou não.
No começo sentirá culpa por não se dedicar demais às outras coisas, mas com o tempo verá que é bem melhor fazer de forma primorosa algo específico do que fazer milhares de coisas de forma medíocre e muitas vezes errada. 
Comece sua escolha todos os dias pela manhã, pensando no que é importante para você neste dia (não faça planos para os dias seguintes, semanas seguintes, meses, etc... pense no dia atual). Seja implacável: esqueça todos os demais itens que não sejam estas suas prioridades, ou pelo menos, se não puder deixar de fazê-los, faça-os no mínimo possível. Se alguém ficar infeliz ou nervoso com a postergação, ignore. Acredite: é bem provável que todos os que lhe cobram implacavelmente não estejam nem um pouco preocupados com sua saúde, com seu bem estar, com sua felicidade. Quem se preocupa com você irá perceber que está atarefado(a) demais e ajudará sem que peça ajuda. Os demais, acredite, não se importe com eles.
Tente programar estas duas ou três prioridades em uma escala de prioridades, da mais importante para a menos importante. Divida seu tempo entre elas, e se notar que não terá tempo no dia suficiente para as três, fique com duas, e se com duas também não haverá tempo, faça apenas uma tarefa, a mais importante.
Comece a agir assim todos os dias e começará a notar como a sua vida vai ficar mais simples. 
Entendeu o propósito desta nossa curta série de postagens? A vida não é complicada. Nós que a cada dia estamos complicando a vida cada vez mais. Todos podem ser felizes, tranquilos, alegres, sejam pessoas mais abastadas ou mais simples, mais ou menos cultas... não importa. Lidar com a vida de uma forma simples é a melhor forma de priorizar o que realmente é importante PARA VOCÊ!
Lembre-se, e isto não é egoismo: se você não estiver feliz, se sua vida não for simples de ser vivida, também não conseguirá deixar os outros à sua volta felizes, não conseguirá melhorar suas vidas. Não é egoismo. É pensar em todos à sua volta!
Então comece a aplicar em sua vida estes simples conselhos, e quando puder, deixe aqui sua mensagem de como está sendo sua vida a partir de então!
Até a próxima, leitores(as) queridos(as)!
Adilson Cabral


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...