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sexta-feira, 16 de outubro de 2015

10 PASSOS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ


Dicas essenciais para uma comunicação eficaz 

 • Olhe nos olhos da pessoa com quem estiver falando, pois isso demonstra atenção pela pessoa e interesse pelo seu assunto. 
 • Pergunte sempre se o assunto é urgente e se outra pessoa poderá ajudar a resolvê-lo. Isso demonstra iniciativa e responsabilidade. 
 • Caso a pessoa com quem estiver falando tenha um imprevisto no momento da comunicação e precisar resolver algum problema naquele exato momento, peça licença, saia da sala e lhe informe depois sobre o recado (caso não seja urgente). 

 • Mantenha uma distância razoável da pessoa quando estiver falando. Nem muito longe, nem muito perto e não se esqueça do seu tom de voz: deve ser agradável e pausado.
 • Não gesticule demais, pois isso desvia a atenção de quem estiver lhe escutando. 
 • Ao se comprometer com algo relacionado à mensagem informada, faça tudo conforme o combinado. Se algo sair errado, comunique imediatamente ao interessado. 
 • No momento do recebimento da mensagem/recado, anote-o de forma clara e informe-o ao interessado.
 • Ao anotar um recado, faça-o de forma legível, evite erros de Português, coloque o dia, hora, nome e telefone de contato da pessoa e o assunto, se souber. 
 • Evite o “achismo”. Só se limite a informar exatamente a mensagem que recebeu. 
 • Não se esqueça também de anotar o recado em um bloco. Quantas vezes seu colega apagou a mensagem sem querer, perdeu o bilhete com o recado ou ligou da rua perguntando novamente sobre o assunto? Lembre-se: Você não deve confiar apenas na memória.
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