Translate

sábado, 2 de janeiro de 2016

PASSO 3: PROCURE UM MENTOR

SÉRIE: 10 PASSOS PARA TER UM ANO NOVO MAIS FELIZ
Todos nós precisamos de um mentor, de alguém que seja nosso exemplo a nos guiar pelos caminhos difíceis da vida, rumo ao lugar onde queremos chegar. Mas o mentor é muito mais que um exemplo: é aquele que, mesmo sem percorrer o caminho por você, te orienta, te guia, até que você descobre como agir e pensar como ele também faria, e torna-se você também um mentor. 
Depois de algum tempo você perceberá que, desde o início, era você mesmo(a) que sempre soube qual era o caminho. Estava dentro de você. Mas temos que saber 'brincar' com nossa tão 'frágil' consciência, a fim de que a integralidade das energias que nos formam e nos impulsionam à frente possam trabalhar coordenadamente pelo nosso bem e dos que estão á nossa volta.
Temos necessidade de um líder, de uma visão, de alguém ou algo superior. É inerente à nossa consciência humana. E nada mais concreto e factível que você focar em alguém a quem admira pelas ações e atitudes, a fim de espelhá-las em sua própria vida. Não deve se tornar um 'ídolo', muito pelo contrário. É alguém que percorreu ou percorre um caminho que você também deseja percorrer, e saber que outro antes de você conseguiu fazê-lo torna a tarefa mais humana, mais 'realizável' para sua consciência. No fundo, mesmo, pouco importa se é algo possível ou impossível de se fazer... nossa consciência é frágil demais e acredita no que quisermos que ela acredite. Por isto, acreditar em algo que te inspira, em espelhar os atos e atitudes de uma ou mais pessoas que são exemplos para você, é espalhar mais pelo mundo tudo o que você acredita, de uma forma concreta.

Como disse, será você fazendo, agindo, pensando. Se puder encontrar um mentor próximo a ti, que possa compartilhar idéias, acompanhar sua evolução, apontar caminhos que você não imaginava existirem, melhor. Mas caso você procure se espelhar em alguém que acompanha à distância, ou que já não está mais conosco neste mundo, não há problemas. Você projetará nele (inconscientemente, no início) todas suas esperanças e forças, que no fundo estão dentro de ti mesmo(a). É, na realidade, uma relação de você com seu interior.
Ao termos um mentor, ou mais de um, queremos dizer a nós mesmos que não estamos sozinhos. Que alguém antes pôde, e nós também podemos. Que acreditamos que é possível continuar aquilo que outros começaram, mesmo que não hajam concluído. Que podemos ser parte de algo maior, independentemente dos que estão à nossa volta disserem ser melhor ou não. É nossa escolha, é nosso caminho, fomos nós que o escolhemos. Quando você escolhe seu caminho, e o mapa que o guiará, por mais mais forte que seja a chuva, por mais pedras que existam na estrada, nada lhe fará abaixar a cabeça, pois você sabe e deseja o que lhe espera.
Até o passo número 4, amanhã!
Adilson Cabral 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...