Translate

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

PASSO 9: PRIORIZE: SEU TEMPO E SUA ENERGIA SÃO SEUS TESOUROS!

SÉRIE: 10 PASSOS PARA TER UM ANO NOVO MAIS FELIZ
Quanto mais próximo estiver de seus objetivos, depois de diversos sacrifícios, mais contratempos aparecerão para tentar impedi-lo de chegar a eles. Não se trata de algo mágico: simplesmente é uma auto-resistência de nosso inconsciente à unilateralidade da consciência que lhe fez focar tão bem a ponto de chegar tão perto do que tanto queria. Complicado? Vou explicar de uma forma mais simples:
Foco significa olhar para um ponto e direcionar-se até ele. Para isto é necessário um intenso trabalho de sua consciência, concentrando suas energias (físicas e mentais) que estão em um estado, em geral, um pouco dispersas, e concentrá-las todas na mesma direção, para que você alcance o que tanto quer. Isto, se você é uma pessoa esforçada, dará ótimos resultados até que você acredite que nada nem ninguém te impedirá de chegar aonde quer, de ter o que tanto deseja... e é neste ponto que você começa a se dispersar... Muitos chamam isto de 'amarelar', sendo fácil ver em esportes, quando um atleta ou equipe são tão favoritos que 'entram de salto alto' na grande final, e acabam perdendo o título que todos davam como certo.
Isto acontece não por desleixo ou falta de moral da pessoa. Acontece que seu consciente deixou-se levar pelas forças inconscientes que se 'revoltaram' contra sua unilateralidade, em especial se a pessoa teve que fazer muitos sacrifícios pessoais para buscar seu objetivo.
Não significa que o inconsciente trabalha contra nós. Não. Ele quer trabalhar junto conosco, em um projeto de vida muito mais amplo que a nossa consciência consegue enxergar em uma olhadela rápida. Mas quando estamos muito focados em algo, esquecemos de preencher outros 'vazios' de nossa alma, outras coisas que também são prioridades para nós, como nosso corpo e nossa alma. Para fazer-nos voltar aos 'trilhos', nosso inconsciente lança mão de uma série de estratégias, desde 'atos falhos' até  deixar-nos 'inflar o ego' a ponto de nós mesmos provocarmos nossa derrota.
E se você achar que isto nada tem a ver com as outras pessoas ou problemas externos a você, que lhe sugam o tempo e a energia quando está tão próximo(a) de atingir seu objetivo, se engana. Outras pessoas, problemas e obstáculos só conseguirão impedi-lo ou prejudicar sua jornada se aliarem-se ao seu inconsciente, captando sua atenção e tirarem, assim, seu foco do seu objetivo.
E qual a solução? 
Se você seguiu os passos anteriores desta série de dicas, acrescente a priorização de seu tempo e sua energia. Já vi diversas pessoas, muito mais inteligentes do que eu, irem mal em um concurso para o qual tanto estudaram, porque quando estavam próximos da data das provas relaxaram demais. Já vi também muitas pessoas deixarem-se levar pela 'chantagem emocional' de amigos e familiares, quando estavam tão próximos de algo que tanto lutou.
Se chegou até aqui, tão próximo de seu objetivo, de algo que busca tanto, e falta pouco, então é a hora de aumentar mais ainda o controle sobre seu tempo e sua energia. As pessoas que realmente se importam com você e seu futuro compreenderão se você não puder ir a uma festa, na véspera de uma prova. Quem realmente se importa com você saberá compreender a sua recusa em comer alimentos gordurosos ou calóricos, quando está tão próximo de sua meta de regime. As pessoas que realmente te amam e se preocupam com você entenderão porque você precisa voltar cedo para cada e ir dormir, para logo cedo estar bem descansado para a aula tão importante para seu curso e sua carreira...
Se você tem metas, objetivos claros para a sua vida, atingi-los fará parte do caminho para sua felicidade. Não se preocupe com as coisas que 'parece' que está deixando de lado, pois haverá tempo para isto, quando for a hora. Quando estiver cansado, quando perceber que seu foco está se dispersando, cumpra o Passo 8 (Ouça seu corpo, Ouça sua alma - leia aqui) , dando ao seu corpo, ao seu inconsciente um pouco da atenção que estão requerendo, antes de prosseguir. Recarregue suas energias e volte ainda mais forte rumo ao seu objetivo. 
Persistência é muito mais importante que força. Você pode colocar pouca energia, mas um pouco cada dia conseguirá mover montanhas. Uma gota de água pingando sobre uma pedra, durante um dia não faz muita diferença. Mas deixe-a pingando por dias, anos a fio, e verá que ela é capaz de fazer o que uma broca de aço não será capaz. 
Nosso tempo e nossa energia são limitados. Nem por isto você precisa tratá-los como se amanhã fosse o fim do mundo e devesse 'curtir' toda a vida hoje. Não. Se bem utilizados, dia a dia, te fortalecem e aumentam sua disponibilidade constantemente. 
Parte da infelicidade que muitos sentem ao longo do ano está ligada à sensação de fracasso por não atingir seus objetivos, em especial quando se estava tão próximo. A pessoa se lamenta porque perdeu o foco quando estava tão perto. Deixou seu tempo escoar, deixou sua energia se dispersar, antes que a felicidade estivesse em suas mãos. Não deixe isto acontecer: foco! Persistência! Só acaba quando termina! Só pare de chutar ao gol quando o juiz apitar o fim do jogo!
Até o passo 10, amanhã!
Adilson Cabral
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...